fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

NOTÍCIAS DO ESTADO

Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência

(Last Updated On: 14 de junho de 2018)

Com foco no debate de temáticas sobre políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da Capital, buscando melhorias das ferramentas para assisti-los de forma completa, levando dignidade, qualidade de vida e garantindo o cumprimento dos seus direitos, a Prefeitura de Cuiabá e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizam o 1º Fórum Comunitário ‘Município Aprovado Selo Unicef’, edição 2017/2020. O evento acontece durante a manhã desta sexta-feira (15), das 7h30 às 12h30, com a mediadora Letícia de Arruda Monteiro, do Selo Unicef. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, a realização do fórum, aderido pelo município em 2017, é uma das etapas para se conquistar o Selo Unicef Município Aprovado e também um espaço de união e compartilhamento de informações, que auxiliam em todo o processo.

“Para que possamos prestar um serviço de qualidade e, realmente, promover a inclusão social, levando mais dignidade e qualidade de vida, neste caso, garantindo que os direitos das crianças e adolescente sejam cumpridos, precisamos nos unir. E ações como essa, que unificam várias entidades, promovendo a troca de informações, possibilita o desenvolvimento das políticas voltadas a este grupo e intensifica as ações, fazendo com que os serviços, não só cheguem, mas que atinjam os objetivos: a proteção das nossas crianças e adolescentes”, diz o secretário.

o secretário destaca ainda que o Selo é um reconhecimento internacional, que mostra ao mundo os investimentos do município para as políticas de desenvolvimento às crianças e adolescentes e também às suas famílias.  “É uma ação que proporciona ao município apresentar e difundir os investimentos e resultados alcançados nas ações voltadas às políticas públicas de melhorias de vida das crianças e adolescentes da Capital”, enfatizou Coelho.

O Fórum é aberto ao público e, nesta edição, a metodologia de avaliação do selo traz dois eixos centrais para a mesa de debate.  Eixo 1: ‘Impacto Social’, que permite conhecer mudanças na vida das crianças e adolescentes, pelo monitoramento de um conjunto de indicadores sociais e o Eixo 2:  ‘Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social’,  que propõe o cumprimento dos objetivos do Selo e a realização dos direitos de cada criança e adolescente de sobreviver e se desenvolver, aprender a se proteger – e ser protegido das doenças sexualmente transmissíveis, como a Adis -, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas, brincar, praticar esportes e divertir-se.

As informações coletadas servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, vinculando aos programas e ações já implementados no município. O fórum é o cumprimento da terceira etapa do guia metodológico do Selo Unicef desta edição, que prevê a realização de dois fóruns para que o município seja certificado com o selo.  De acordo com o cronograma, o segundo fórum deve acontecer em 2020.

 

Selo Unicef – Criado em 1999, com a experiência no Ceará, onde foram realizadas três edições estaduais, o Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce, e está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e ao Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Seu principal objetivo é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

 

Atividades

07:30 – Recepção dos participantes: Acolhimento dos convidados, distribuição dos crachás e assinaturas da fichas de presença;

07:45 – Coffee Break – Apresentação cultural durante o coffee;

08:00 – Abertura do 1° fórum comunitário – Articulador abre o evento da boas-vindas;

08:15 – Apresentação da metodologia do Selo UNICEF;

08:30 – Apresentação do diagnóstico do Selo UNICEF no município;

10:00 – Grupos de trabalho (GT) Formação dos Grupos de Trabalho;

11:30 – Mercado de ideias: Debate dos grupos;

12:00 – Compartilhando Apresentação dos pontos de cada GT pelo (a) relator (a);

12:30 – Encerramento

 

 

Serviço

Assunto: Realização do 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência

Data: Sexta-feira (15)

Horário: Das 7h30 às 12h30

Local:  Auditório da Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão (Feics), situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça n° 3.500, Bairro Bosque da Saúde.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 18 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook