fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

NOTÍCIAS DO ESTADO

Meu filho é extremamente irritado. O que fazer?

(Last Updated On: 22 de junho de 2018)

Convenhamos: um pouco de birra aqui, um choro acolá, são comportamentos normais que todos experimentamos no período da infância e da adolescência. Porém, quando essa reação se torna exagerada e chega até a atrapalhar a convivência com os familiares e os amigos, é preciso tomar uma atitude.

 

Esse foi um dos temas de uma palestra apresentada hoje (21) durante o Congresso Cérebro, Comportamento e Emoções, um dos maiores eventos de neurociências do país, que acontece em 2018 na cidade gaúcha de Gramado. Segundo a aula da psiquiatra Fernanda Krieger, de Porto Alegre (RS), a irritação extrema até virou uma doença independente no último Manual Americano de Diagnóstico de Transtornos Mentais, o DSM-5, publicado em 2013. O documento classifica a irritação além da conta como Desordem Disruptiva de Desregulação do Humor, ou DMDD na sigla em inglês.

 

De acordo com os critérios utilizados, o problema realmente aparece quando há um prejuízo funcional, algo que traga complicações à vida da criança ou do adolescente. Outro ponto importante é que esse comportamento deve dar as caras em mais de um ambiente por onde aquele indivíduo circula. Em outras palavras, não seria possível classificar como DMDD o caso de alguém que fica estressado somente na escola ou na casa da avó.

 

Anteriormente, essas situações eram geralmente diagnosticadas como transtorno de humor bipolar. Na atualização, os autores levaram em conta a publicação de algumas pesquisas mostrando que o jovem irritado, se não passasse por um tratamento, tinha uma tendência maior a ver seu quadro evoluir na vida adulta para uma depressão, e não para uma bipolaridade como era o esperado.

 

Essa criação do DMDD há cinco anos, contudo, é bastante controversa. “A irritabilidade está mais para um sintoma que pode surgir em vários transtornos psiquiátricos diferentes, como na depressão, na bipolaridade e no autismo”, diz Fernanda. Nesse sentido, ela se assemelha a uma febre, um sinal comum a várias doenças distintas. “Ainda precisamos de mais trabalhos para entender melhor essa situação”, admite a especialista.

 

Como proceder nesses casos?
O primeiro passo é prestar atenção no seu filho e ver se ele apresenta alguma alteração no comportamento que esteja realmente impactando em seu dia a dia. Há mudanças naturais em cada faixa etária e outras que sinalizam encrencas. Conversar com o médico também é fundamental: no primeiro momento, o pediatra pode ajudar e, se necessário, encaminhar para um psiquiatra ou um psicólogo.

 

“Em relação aos tratamentos, nossa tendência é mirar na causa daquele sintoma de irritação, que pode ser uma ansiedade, uma bipolaridade ou um déficit de atenção”, acrescenta Fernanda. É possível lançar mão da psicoterapia e, em determinados casos, até de remédios.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Meu filho é extremamente irritado. O que fazer?
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 12 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook