fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

NOTÍCIAS DO ESTADO

Construindo um lar longe de casa

(Last Updated On: 23 de junho de 2018)

Celeste Lustosa

Há dez anos visitei a Austrália pela primeira vez e há nove anos moro em Adelaide, Capital da Austrália do Sul. Onde vou, me perguntam por que resolvi mudar do Brasil ou me puxam para umas dicas sobre como imigrar.
A verdade é que não sei a resposta certa para nenhuma dessas perguntas. Imigrar e recomeçar é uma das coisas mais solitárias que você pode fazer.
Mas, claro que vem com recompensas. Eu não acredito que as pessoas se mudam para outros países apenas em busca de dinheiro e sim em busca de melhor qualidade de vida para elas e seus familiares.
Minha experiência é a de uma imigrante e não refugiada – casos completamente diferentes. Refugiados são deixados sem opção e se mudam para sobreviver. Mas, aí vem a pergunta: “por que alguém como eu – com família, emprego e amigos em Cuiabá – decidiu se mudar para um lugar tão longe e desconhecido?
O mesmo motivo que citei acima – qualidade de vida.
Meu primeiro emprego na Austrália foi como repórter do jornal de uma cidade de interior chamada Roxby Downs. Cidade muito pequena, sem entretenimento, lugar para compras, mas com a oportunidade de estabelecer minha carreira aqui.
Fiquei 3 anos e meio no interior. Os feriados chegavam, as pessoas iam visitar amigos e familiares e só me restava uma cidade deserta, sem nada pra fazer e a solidão. É o que chamam de estar “homesick” – doente pela sua casa, saudade do lar.
Fiquei homesick incontáveis vezes e ainda fico. Como disse acima, ser imigrante é extremamente solitário – você perde aniversários, casamentos, nascimentos e funerais. É como morrer na vida de muita gente que ficou para trás porque você geralmente vira uma memória. Você não está presente em momentos que todas as outras pessoas da sua vida estão.

“Você sente falta de paisagens, comidas, programas de tv, mas também aprende muito”

Você sente falta de paisagens, comidas, programas de tv, mas também aprende muito, conhece novas culturas, cresce e aprende que precisa ser forte se quiser continuar ou precisa fazer a mala e voltar – o que muitas pessoas fazem.
Eu me mudei e hoje vivo em uma casa sem muros e minha porta não precisa estar trancada o tempo todo. Eu me mudei e o governo me assegura saúde e educação pública com qualidade melhor que a particular. Porque minha rua (e todas as outras ruas) são limpas e os parques são impecáveis.
Nenhum lugar do mundo é perfeito e pessoas moram em toda parte, mas eu me mudei porque, comparando com o Brasil, eu durmo em paz sabendo que eu, meu enteado e meu filho estamos seguros na Austrália.
Hoje sou mãe e mulher de australiano e tenho dupla cidadania. Mas, se me perguntarem qual é minha nacionalidade, a resposta é e será sempre: brasileira. Mas se perguntarem se eu voltaria para o Brasil, minha resposta será, não!
Uma vida dupla não é para todo mundo, mas é para mim.
Celeste Lustosa é formada em Comunicacao Social pela UFMT e gerente de comunicação do Instituto de Desenvolvimento Urbano da Austrália Construindo um lar longe de casa Construindo um lar longe de casa Nenhum lugar do mundo é perfeito e pessoas moram em toda parte, mas eu me mudei porque, comparando com o Brasil, eu durmo em paz

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Construindo um lar longe de casa
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 19 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook