fbpx
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa muda sede do Rio e setor cultural teme perder salas de exibição

(Last Updated On: 26 de julho de 2018)

A Caixa Econômica Federal anunciou ontem (24) mudança da sede no Rio de Janeiro para a Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro. A instituição transferirá as unidades instaladas no Edifício Almirante Barroso, também no centro da capital até junho de 2019. Segundo o banco, a mudança permitirá uma economia de R$ 2,6 milhões mensais com aluguel. Porém, o meio cultural do Rio de Janeiro teme a redução de espaços para mostras.

A sede atual abriga um teatro de arena, dois cinemas, quatro galerias de arte, além de salas de oficinas e ensaios. O último edital do banco não prevê financiamento para atividades culturais no local no período de março de 2019 até fevereiro de 2020, oito meses depois que a mudança terá terminado. A exceção será o Teatro Caixa Nelson Rodrigues, que continuará funcionando por estar instalado em outro endereço. A sede será transferida para o Edifício Passeio Corporate, na Rua das Marrecas.

A transferência de endereço já era esperada, uma vez que o banco vinha negociando uma redução no aluguel do Edifício Almirante Barroso sem sucesso. Outro prédio, na zona portuária, chegou a ser avaliado pela Caixa, que é gestora de cerca de R$ 6 milhões em títulos imobiliários na região. A prefeitura defendeu a mudança do banco e dos 2 mil funcionários para o porto, com objetivo de movimentar a economia local. A decisão, no entanto, foi por uma sede próxima à atual.

Em comunicado à imprensa, o banco alegou que, além da economia, o novo endereço oferece melhores condições de trabalho, mas não especificou detalhes.

Na reunião com os empregados no Rio, o vice-presidente do banco, Marcelo Campos Prata, reforçou ontem (24) que atendeu ao pedido dos funcionários, que chegaram a fazer um abaixo-assinado relatando medo e insegurança na região portuária. Já em relação aos espaços culturais, o vice-presidente confirmou apenas que o teatro de arena não caberá no Passeio Corporate, segundo relato do presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica, Paulo Cesar Matileti.

Desconfiança

Para tentar acalmar o setor cultural, o comunicado da Caixa afirma que o novo endereço “terá um espaço central e de destaque destinado à programação da Caixa Cultural Rio de Janeiro com galeria, cinema e sala do programa educativo”. Produtores, artistas e técnicos do meio, entretanto, veem o comunicado com desconfiança e alegam falta de transparência.

“Até agora, se eles têm um novo espaço e não disseram exatamente o que esse novo espaço tem, isso é uma falha. Do meu ponto de vista, eles poderiam esclarecer. A gente quer saber”, cobrou o produtor Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, que atua no setor. “A Caixa Cultural, na Almirante Barroso, tinha duas salas de cinema, tinha um teatro de arena, várias galerias, então, reduzir tudo a um teatro apenas é uma perda gigantesca para a arte” completa.

Segundo Paulo Ricardo, a economia que a instituição fará com a mudança da sede levará também à redução da infraestrutura dedicada à cultura, que contava todos os anos com os editais da Caixa no Rio, um dos principais no país. “A prefeitura não tem mais, o estado, também não, então, a cultura está minguando. Percebemos, mais uma vez, que a cultura é a primeira área a ser cortada quando querem fazer economia”.

Referência

Os espaços culturais da sede atual eram referência para mostras e exibições de artes visuais, cinema e teatro. O prédio recebeu várias edições do World Press Photo, com as principais imagens fotojornalísticas do ano, obras de Portinari, da mexicana Frida Kahlo – com ingressos esgotados –, além de mostras de cinema cubano, africano e russo, por exemplo.

As atividades movimentaram o setor cultural e também a economia, acrescenta Delcio Marinho, diretor Cultural do Sindicato de Artistas e Técnicos do Estado do Rio. Ele também critica redução das galerias da Caixa Econômica e cobra políticas culturais.

“A infraestrutura do novo prédio não pode ser a mesma do antigo, dá para ver”, observa. O sindicato também fica na Cinelândia, a menos de 500 metros da nova sede do banco. Para ele, a mudança ocorre quando a sociedade defende ampliação desses espaços.

Delcio Marinho frisou que a cultura é “uma vocação da cidade do Rio” e pilar da economia fluminense. “Um artista não trabalha em uma sala de escritório, ele precisa desses espaços. Lembrando que nós garantimos renda para artistas e técnicos, mas também para o bar e o restaurante ao lado, que vendem mais, para o táxi, que locomove o público. É toda uma indústria”, afirma. Nos últimos anos, foram fechados no Rio a casa de espetáculo Canecão, o Teatro Glória e o Teatro Villa-Lobos, na zona sul.

Procurada pela Agência Brasil, a Caixa não comentou o fechamento das salas até a publicação desta reportagem.

Fonte: Agência Brasil

O post Caixa muda sede do Rio e setor cultural teme perder salas de exibição apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Caixa muda sede do Rio e setor cultural teme perder salas de exibição
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 12 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook