fbpx
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital da Criança vira palco de músicos da Orquestra Sinfônica

(Last Updated On: 28 de julho de 2018)
Hospital da Criança vira palco de músicos da Orquestra Sinfônica

O saguão central do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) se transformou hoje (27) em palco de um concerto musical de um quarteto de cordas. Com arranjos de composições populares entre o público infantil, como Trenzinho, de Heitor Villa-Lobos, músicos da Orquestra Sinfônica de Brasília do Teatro Nacional Cláudio Santoro buscaram desanuviar a carga tipicamente associada a ambientes clínicos.

“Esse projeto está sendo inaugurado pela Secretaria de Cultura [do Distrito Federal], em parceria com a Secretaria de Saúde, para levar os músicos até hospitais e casas de saúde, para trazer um pouco de alegria, mudar um pouco a cabeça de quem está aqui – às vezes, em situação um pouco difícil, complicada -, para fazer pequenas apresentações”, explicou o instrumentista Marcos Guedes.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

“No programa, geralmente, a gente coloca algumas peças de música clássica, como [Wolfgang Amadeus] Mozart, e também peças mais conhecidas, como cantigas de roda, já que aqui é um hospital infantil.”

O concerto contou com dois violinistas, uma violoncelista e uma violista.

“Minha relação com a música sempre foi muito forte. A música é a minha vida. Então, faço com o maior prazer, o maior amor. Estou muito feliz de poder participar desse projeto”, afirmou Mariana Gomes, jovem de 36 anos que compõe o quarteto e toca viola há 28 anos.

“Desde pequena, meu pai colocava LPs de música clássica e, para mim, era uma coisa muito especial. Eu ficava extasiada, ouvindo. Sou apaixonada por Brasília e poder contribuir com a cidade é muito bacana”, completou.

Com perfis e histórias de vida distintos, pacientes, acompanhantes e mesmo funcionários da instituição hospitalar acompanhavam o repertório, que chegou a provocar o choro de alguns deles.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Moradora de Águas Lindas (GO), a 50 quilômetros da capital federal, Isabela Ferreira, elogiou a iniciativa. “Seria bom se todos os hospitais de Brasília tivessem algo parecido”, afirmou, entre afagos e risadas da filha, Sofia, de 1 ano e 7 meses. “Desde quando eu estava grávida, ouvia muita música. Somos cristãs e, sempre que ela ouve, ela põe a mão no coração, aprecia. [O projeto] É algo diferenciado e, realmente, acalma. Você sente mais paz, não tem gritaria”, disse Isabela que estava no local procurando tratamento para dermatite atópica da menina.

Benefícios

Igualmente seduzido pela melodia tocada no salão, Marcos André, anestesista do hospital, afirmou que os benefícios da música se confirmam cientificamente e que, atualmente, a complementação de procedimentos médicos com técnicas menos convencionais já tem se consolidado como uma prática geradora de resultados positivos.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Hoje em dia, tem o que a gente chama de terapias integrativas, como a musicoterapia, a aromaterapia, a equoterapia, que são feitas por outros profissionais e, de fato, diminuem o limiar de dor desses pacientes. Então, torna o hospital, que é, muitas vezes, um ambiente hostil, principalmente para a criança, mais acolhedor.”

Além de reconhecer a qualidade da música para os pacientes, o anestesista revelou que usufrui dela para si mesmo, como modo de aplacar os sentimentos de angústia acumulados por uma rotina que, por vezes, ocupa sua mente mesmo após o final do expediente. “A gente trata de pacientes que têm um prognóstico reservado, que já não têm possibilidade de cura da doença, apenas controle. A gente não usa música diretamente no consultório, mas a minha vida, particularmente, é sempre com música.”

Oncologia

Chamada de Estação Golfinho e decorada com painéis coloridos de acrílico que contrastam com câmaras de refrigeração de medicamentos, a ala de oncologia do HCB onde ficam os pacientes internados, destaca-se como a zona que mais recebe músicos e musicistas voluntários, relatou a enfermeira Ana Paula Pacheco, há três meses na função.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Os pacientes gostam muito. Isso faz toda a diferença no tratamento. Como eles não têm cura por agora, há pacientes que ficam depressivos e, com as visitas, eles ficam mais alegres”, disse.

Maioria entre os acompanhantes, as mulheres com algum grau de parentesco com as crianças acabam, por extensão, colhendo os efeitos benéficos das canções, avalia a enfermeira. “O câncer é uma doença muito agressiva, tanto psicológica como fisicamente. Então, essa parte de voluntariado é um diferencial”, finalizou a enfermeira.

Fonte: Agência Brasil

O post Hospital da Criança vira palco de músicos da Orquestra Sinfônica apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Hospital da Criança vira palco de músicos da Orquestra Sinfônica
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 11 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook