Últimas

Palacete centenário em Botafogo é novo centro cultural do Rio

Palacete centenário em Botafogo é novo centro cultural do Rio

Botafogo é um bairro na zona sul do Rio de Janeiro que procura preservar seus casarões antigos. É lá que ficam construções onde funcionam atrações culturais como a Casa de Rui Barbosa, os museus do Índio e Villa Lobos e o Palácio do Catete. E ainda o Palácio da Cidade, sede da prefeitura da cidade. A eles se junta, a partir de hoje (3), a Casa Firjan, uma área de 10 mil metros quadrados onde estão um palacete e duas casas geminadas, todos de 1906, e que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro.

“É uma ruptura. É preciso ter essa conversa com a sociedade. E o Rio de Janeiro conversa com o Brasil”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, sobre o novo empreendimento.

Exposição Transformação abre a Casa Firjan (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A conversa com a sociedade é proposta no modelo do complexo cultural, voltado principalmente para a inovação, o empreendedorismo e o momento atual do mercado mundial de profissões. Segundo o Fórum Econômico Mundial de 2016, 30% das profissões atuais não existiam há 10 anos e 65% das crianças que entram hoje na escola vão trabalhar em profissões que ainda não existem.

A Casa Firjan vai abrigar exposições, música, cinema, restaurante, café, palestras, debates, cursos livres e laboratórios técnicos. A expectativa é de um público anual de 200 mil pessoas, que também poderá aproveitar os salões para recepções e reuniões e o terraço principal, ideal para happy hours.

Em estilo art nouveau, as três construções começaram a ser restauradas em 2011 e contam um pedaço da história da cidade. Foi construída por Eduardo Pallasim Guinle, fundador da Companhia Docas de Santos e avô de Octavio Guinle, que construiu o Copacabana Palace. O patriarca dos Guinle no Brasil deu o palacete para a sua filha, Celina, que morou lá com o marido, Linneo de Paula Machado e seus quatro filhos. A propriedade ficou com a família até 2005.

Espaço da Casa Firjan, aberta ao público a partir de hoje (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Junto às três construções centenárias, foi erguido um prédio em estilo contemporâneo, onde funcionarão os laboratórios da Firjan, voltados principalmente para a inovação. O projeto ganhou o segundo lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura por suas características de sustentabilidade e harmonia com o patrimônio histórico.

A exposição inaugural chama-se “Transformação” e ocupa três áreas do complexo. No palacete, o visitante tem contato com a mostra “Os pioneiros”, que destaca personalidades empreendedoras como Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá; José Granado (das Casas Granado) e a família Gelli. E a mostra a “Materialidade” que apresenta o trabalho dos artistas Raul Mourão, Gustavo Prado e Adriana Eu. Há ainda um terceiro espaço, onde o visitante brinca com a realidade virtual e o futuro das profissões, por interatividades.

Os jardins serão abertos à visitação. Assim como o café e o restaurante, que têm a assinatura da chef Flávia Quaresma. O ingresso da exposição custa R$ 10 (R$ 5, meia entrada), com gratuidade às terças-feiras.

Fonte: Agência Brasil

O post Palacete centenário em Botafogo é novo centro cultural do Rio apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Palacete centenário em Botafogo é novo centro cultural do Rio
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

A prefeitura enviou um projeto de adequação dos valores do IPTU dos imóveis do município e pede que os vereadores aprovem antes do final do ano para ser implementado o aumento já em 2019, você é foi informado sobre esse aumento? Se não, o que acha da forma como a prefeitura está pretendendo proceder com esta questão?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

Nenhum Banner adicionado

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */