Últimas

Pesquisa mostra que 49% dos professores não recomendam a própria profissão

Bruno Felipe / Da Reportagem

Segundo uma pesquisa realizada pelo Movimento Todos Pela Educação, 49% dos profissionais da educação não indicariam a carreira para um jovem. Entre os principais motivos para justificar a decisão estão os baixos salários e a falta de reconhecimento. De acordo com o estudo, que entrevistou 2.160 professores da educação básica de todo país, os que têm de 11 a 30 anos de carreira são os que menos recomendam a profissão. A pesquisa mostra que os professores que dão aula no Ensino Médio são os que menos recomendam a carreira, seguidos pelos do segundo segmento do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Os que mais indicam a profissão, por outro lado, são os das etapas iniciais (educação infantil e primeiro segmento do fundamental).

O descontentamento dos professores tem base nos dados. Um estudo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) para acompanhar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) mostrou que o salário dos docentes pouco aumentou nos últimos anos. Em 2012 o salário dos professores correspondia a 65,2% da média dos outros profissionais do mesmo nível. Atualmente, o piso estabelecido pelo MEC para professores que cumprem 40 horas semanais é de R$2.455, 35.

Professora aposentada, Ilmarli Teixeira explicou para a reportagem do Jornal O Diário que ser professor hoje no Brasil é enfrentar dificuldades e até os governantes para que seja possível construir uma escola mais humana, atrativa e com mais qualidade. Porém, segundo ela, a condição atual de professor não é muito satisfatória, já que existe essa negação de direitos de uma profissão que hoje não tem o reconhecimento se quer da própria sociedade.

Ela ressaltou ainda que os postos de trabalho não são condizentes, por outro lado Ilmarli sente-se orgulhosa, pois muitas das conquistas que a educação teve foi através dos enfrentamentos na rua e dos desafios colocados no dia-a-dia. Para ela, o educador é uma profissão digna de qualquer pessoa. “Eu recomendo sim, precisamos de mais professores, precisamos de jovens professores com outro olhar e com uma outra visão e construir de fato uma educação com um olhar mais humano; é uma profissão muito valorosa e gratificante, nós conquistamos muito e ainda temos muito a conquistar”, disse Ilmarli em entrevista ao Jornal O Diário.

 



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Pesquisa mostra que 49% dos professores não recomendam a própria profissão
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: