Últimas

Saúde atendeu mais de 500 usuários através de programa assistencial de combate ao tabagismo

Bruno Felipe / Da Reportagem

No dia 29 de agosto é comemorado em todo o Brasil o dia do combate ao fumo. Pensando nisso, as Secretarias Municipais de Saúde espalhadas por todo o país irão realizar neste mês algumas atividades voltadas à prevenção e ao tratamento de pessoas usuárias do tabaco.

Há 5 anos o município de Alta Floresta possui o Programa Municipal de Controle do Tabagismo que é uma extensão do programa nacional e tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo. Durante os 5 anos, mais de 40 grupos foram formados, grupos estes que servem para ajudar o usuário a alcançar o grande objetivo que é de largar o tabaco.

De acordo com Claudiomiro Vieira, coordenador do programa de tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, os usuários recebem tratamento que conciliam o físico e o psicológico com o uso de medicamentos específicos. É estipulado ao paciente o prazo de 12 meses dentro do programa, onde diversos encontros são realizados no decorrer do tratamento. Desde que se iniciou no município aproximadamente 500 pessoas já receberam o atendimento dento do programa, somente em 2018 foram abertos 8 grupos e as expectativas, segundo Claudiomiro, são de abrir mais 3 no decorrer do ano.

A formação do grupo ocorre em alguns PSFs, sendo que toda a equipe da unidade é envolvida nos trabalhos de assistência aos participantes do grupo. Vale ressaltar que após os 12 meses de tratamento o paciente tem um novo e difícil desafio que é se manter sem usar o tabaco.

Além dos trabalhos realizados nas Unidades de Saúde, existe também os trabalhos educativos e preventivos dentro das escolas, desenvolvidos através do programa Saúde na Escola, onde diversas palestras orientativas são ministradas para os jovens se atentarem ao uso do tabaco. “Nós temos um trabalho de profilaxia, não é apenas um trabalho de intervenção justamente com aquelas pessoas que já são usuárias, mas nós trabalhos também a prevenção para evitar realmente que esses danos venham a atingir a nossa população”, explicou Claudiomiro em entrevista ao Jornal O Diário.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Saúde atendeu mais de 500 usuários através de programa assistencial de combate ao tabagismo
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte