fbpx
> RÁDIO MT AO VIVO <
EM DESTAQUE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MUNDO VIRTUAL ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aplicativos mostram quanto tempo falta pra você se aposentar

(Last Updated On: 21 de fevereiro de 2019)

Foto: Pixabay

Três aplicativos podem te ajudar a calcular o tempo que falta até a aposentadoria.

Eles estão disponíveis para Android, iPhone (iOS) e PC e permitem simular quanto tempo falta até a aposentadoria oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O usuário pode usar tanto o app oficial do Dataprev, o Meu INSS, como também simuladores não-oficiais, como o PrevApp e o Minha Aposentadoria.

As três ferramentas são grátis para download na Google Play Store e App Store.

O tempo exibido pelas plataformas pode ser alterado.

Isso ocorre porque decisões políticas futuras referentes à Previdência Social tendem a mudar os critérios e fatores utilizados na conta.

Embora as simulações estejam sujeitas a mudanças, o serviço é útil, pois pode ajudar no seu planejamento financeiro e profissional a partir de agora.

Segue a lista:

Meu INSS

Programa oficial do Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, o Meu INSS é o principal app referente ao seguro da Previdência Social.

O serviço está disponível tanto para PC como para Android e iOS (iPhone).

Para usá-lo, o usuário deve ter um cadastro online junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, que pode ser feito por meio do Portal Cidadão.br .

Desse modo, o próprio sistema do INSS recupera as informações registradas na plataforma do Governo e, assim, não é necessário adicionar manualmente todos os dados no aplicativo.

O Meu INSS permite realizar a simulação manual ou automática da aposentadoria.

Além disso, é possível dar entrada na solicitação de benefícios, requerer atendimento presencial em uma agência do INSS, atualizar dados de cadastro junto ao Instituto e também emitir extratos do histórico de contribuições.

Mesmo sendo o app oficial do INSS, vale ressaltar que as simulações fornecidas podem ser alteradas no futuro.

O INSS ressalta que mesmo as informações constantes dos extratos emitidas pelo aplicativo também podem ser revistas a qualquer momento, conforme as disposições do artigo 19 do Decreto 3.048/99.

PrevApp

 

O PrevApp é um aplicativo disponível apenas para celulares Android.

Apesar de não ser o aplicativo oficial da Previdência Social, o PrevApp conta com recursos interessantes e é bastante didático.

O simulador permite calcular o tempo que falta até a aposentadoria de um modo semelhante ao do Meu INSS, embora seja necessário registrar manualmente todas as informações referentes ao histórico de contribuições.

É possível estabelecer cálculos com base nos diferentes tipos de vínculo com o INSS, pois o app apresenta entradas específicas para as condições de contribuinte “avulso”, “doméstico”, “empregado”, “facultativo” e “individual”.

Diferentes benefícios, como o auxílio doença por acidente e o salário-maternidade, também são identificados pela plataforma.

Minha Aposentadoria

Minha Aposentadoria é o aplicativo mais simples entre os três, porém é igualmente útil. Por meio dele, o usuário pode calcular o tempo que falta para a aposentadoria após inserir a sua idade e o tempo de contribuição para o INSS. Em seguida, a plataforma informa o ano em que é possível dar entrada no benefício.

O app faz cálculos diferenciados para homens e mulheres. Entretanto, o Minha Aposentadoria não informa detalhes sobre outros fatores que também podem interferir no tempo calculado, como a natureza da inscrição do segurado no INSS.

Outra desvantagem é que o serviço também não calcula o tempo referente aos diferentes benefícios possíveis, como auxílio-doença, pensão por morte, ou as diferenças entre aposentadoria urbana e aposentadoria rural.

De todo modo, o desenvolvedor explica as limitações na página oficial e ressalta que a situação do usuário deve ser confirmada junto à Previdência Social.

Com informações do Techtudo

 ___________________________________________

0 111.4K

___________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 25 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
65 Vote
Oliveira Dias
40 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

VELOCIDADE E QUALIDADE

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook