fbpx
ECONOMIA EM DESTAQUE MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

União desconsidera calamidade financeira imposta por Mendes e não fará liberação de recursos para Mato Grosso

Apesar do decreto ter sido apresentado até mesmo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, não significa que a União concordou em fazer a liberação de recursos
(Last Updated On: 22 de abril de 2019)

Publicado em 22/04/2019 – 

Para o governo federal, os casos de calamidade financeira só são reconhecidos em situações de desastres naturais e não em casos de crises econômicas geradas por geradas em administrações passadas.

Apesar do decreto ter sido apresentado na época até mesmo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, não significa que a União concordou em fazer a liberação de recursos

Ao assumir o governo do Estado de Mato Grosso, em janeiro deste ano, o então governador eleito, Mauro Mendes, decreto em caráter de emergência o estado de calamidade diante da crise financeira que encontrou para administrar os recursos do Estado.

Porém, para a União Federal só são reconhecidos créditos adicionais e descumprimentos dos limites de leis federais para casos específicos de estado de calamidade reconhecidos como  de ordem natural, aonde envolvem danos materiais e estruturais aos municípios e capitais ocasionados por grandes tragédias da natureza e com forte apelo humanitário.

Para a equipe econômica do governo estadual, o fato de o governo federal desconhecer o pseudo estado de calamidade financeira decretado pelo governador, não significa que a situação não esteja calamitosa e com os “cofres vazios”.

O secretário de Fazenda do Estado, Rogério Gallo, informou que foi formalizado um pedido, na condição de “auxílio financeiro”, no valor de 400 milhões de reais ao governo federal, para Fomentos ‘as Exportação – FEX, referentes ao ano passados a serem pagos em forma de Medida Provisória, mas, não obteve respostas da União.

Informou ainda o secretário que acredita que por causa de um dos principais critérios do decreto ter sido imposto, que seria a classificação atualmente do Estado de Mato Grosso, Nota “C”, como um Estado deficitário e sem liquidez, ou seja, que gasta mais do que arrecada, seria levado em consideração o pedido junto a equipe do Tesouro Nacional.

Além de Mato Grosso, o governo federal não reconheceu os decretos de calamidades emitidos por outros Estados da Federação.

O Decreto

O decreto de calamidade financeira de Mato Grosso foi feito pelo governador Mauro Mendes (DEM), no dia 17 de janeiro. Segundo ele, a medida foi necessária por causa de dívidas, estimadas em R$ 4 bilhões, deixadas pela administração anterior.

Ainda segundo ele, para este ano, estão previstas despesas acima da arrecadação, ocasionando déficit de R$ 1,7 bilhão.

Entre os motivos expostos no decreto, estão:

  • Arrecadação insuficiente para arcar com as despesas;
  • Endividamento por causa da Copa de 2014;
  • Crescimento das despesas de pessoal em 695% entre 2003 e 2017;
  • Desoneração tributária adotada nos últimos anos;
  • “Altíssimo grau” de inadimplência do estado;
  • Não repasse, pela União, do FEX, referente a 2018.
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 22 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook