fbpx
ALTA FLORESTA EDUCAÇÃO EM DESTAQUE MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professores de Alta Floresta atendem comando de greve estadual e paralisam atividades escolares por 24 horas

(Last Updated On: 24 de abril de 2019)

A paralisação dos profissionais da educação no município de Alta Floresta segue o rito do ato nacional que integra a 20° Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Os professores se encontraram em frente a sede do legislativo municipal aonde foram discutidas as indicações de greve, exposição de faixas e os encaminhamentos para as autoridades municipais e estaduais.

Em todo o Estado de Mato Grosso, são 128 escolas, de um total de 368, municipais e estaduais, que aderiram ao comando de greve e protestam contra a defasagem salarial e também o atual formato apresentado pelo governo federal na Reforma da Previdência.

O total de escolas paralisadas em todo o Estado correspondem apenas a 30% das unidades escolares, mas, segundo o comando de greve já representam uma grande parcela dos profissionais que estão reivindicando aos acordos descumpridos, falta de concursos, valorização e implementação do piso salarial.

Em Alta Floresta o Sintep, conseguiu reunir centenas de professores em frente a Câmara Municipal, e teve contou com o apoio de quase todos os vereadores que prestaram atenção as reclamações e os protestos dos professores municipais quanto as faltas de compromisso com a categoria por parte da prefeitura municipal.

O grupo de professores estava liderado pela representante do Conselho Municipal de Educação e do sindicato, a professora Mônica Marques, diz que há pelos menos 7 anos não há um concurso público na rede municipal, e desde o ano passado já teria sido anunciado pela própria secretaria de Educação a realização de concurso público, mas, até o presente momento nada foi providenciado pela prefeitura.

“Nos estamos com cerca de 70% a 80% dos profissionais que estão atuando nas escolas contratados, e nesta gestão do prefeito Aziel nós não tivemos concurso público na rede municipal de Alta Floresta, e isso é muito grave, por que nós temos os primeiros profissionais que fizeram concurso no ano de 1999 se aposentando, e nós não tivemos reposição desses profissionais”, explica Mônica Marques. “o último concurso foi em 2012, e ainda para apenas 256 profissionais contratados no município…”

o grupo cobra melhorias na educação e mais respeito a toda categoria por parte do Estado e do município, pois a sensação de esquecimento e desprezo é total.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), que representa a categoria, a paralisação integra um ato nacional, que marca a 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Além da pauta salarial, os profissionais pedem valorização da carreira e respeito do governo estadual, que “não cumpre com as políticas de estado, que asseguram o direito à educação com qualidade e valorização profissional”.

No estado, a pauta dos trabalhadores também cobra: 

  • Cumprimento integral da lei 510/13 (7,69% mais inflação de 3,43%) mês de maio;
  • Pagamento dos restos a pagar da RGA de 2018 para assegurar Lei da Dobra do Poder de Compras dos profissionais da Educação;
  • Retroativo do parcelamento da RGA;
  • Fim do Parcelamento/Fracionamento salarial;
  • Regularização dos salários, com os pagamentos, até o dia dez do mês, de forma integral;

 

FOTOS DOS PROFESSORES REUNIDOS EM FRENTE A CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA (IMAGENS JUNIOR GARCIA):

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 125 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook