Ações do Bem Alta Floresta Boas Notícias Esporte Mato Grosso Últimas

“Ciclo-faixa compartilhada” é a nova aposta da prefeitura de Alta Floresta para atender o fluxo de ciclistas

Com o aumento dos ciclistas e desportistas da modalidade no município a prefeitura está implantando um novo espaço de segurança e horários diferenciados nas duas principais avenidas da cidade.

Ciclo-faixa compartilhada promete trazer mais segurança aos ciclistas e desportistas durante a noite e aos fins de semana

Para muitos que desconhecem as três modalidades existentes de via pública para ciclistas, Ciclo-via, Ciclo-faixa e Ciclo-rota, as novas faixas pintadas nas avenidas Aristo da Riva e Ludovico da Riva estão causando uma certa confusão na interpretação do munícipe.

Pois bem, a prefeitura municipal optou pela “Ciclo-faixa compartilhada”, que é modalidade que permite o trânsito exclusivo de ciclistas em horários pré-definidos, e de automóveis compartilhando a pista com ciclistas no restante do dia.

No caso de Alta Floresta, por se tratar da Ciclo-faixa, as medidas (2,74 cm, tamanho oficial), também geraram discussão  entre os leigos no assunto que entendem que projeto seja mais voltado para “Ciclo-via”, mas, não é.

As diferenças entre as três modalidades são bem específicas, enquanto a Ciclo-via está definida exclusivamente aos ciclistas, para seu uso exclusivo, com proteção e separadores de trânsito, a “Ciclo-faixa compartilhada”, ficará disponível somente após os horários de trânsito pesado no município.

Em alguns outros municípios brasileiros também foi implantado a terceira modalidade, a “Ciclo-rota”, que representa um trajeto para um destino específico, não uma faixa da via, um trecho segregado ou uma zona de segurança (embora uma Ciclo-rota possa se utilizar parcial ou totalmente desses recursos, ou até mesmo de ciclovias).

Espaço compartilhado com carros

Ciclista na Av. Paulista – Foto: Mathias.

Com raras exceções, todas as vias são espaços compartilhados entre carros e bicicletas. Quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada, diz o artigo 58 do Código de Trânsito, tendo as bicicletas prioridade sobre os demais veículos. Ou seja, ciclistas e motoristas podem e devem ocupar o mesmo espaço viário. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores (art. 29 § 2º), respeitando sua presença na via, seu direito de utilizá-la e a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar as bicicletas (art. 201), diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem (art. 220 item XIII).

Mesmo tudo isso estando na lei, muitas pessoas ainda acreditam que a bicicleta não tem direito de utilizar a rua. E são essas pessoas que colocam o ciclista em risco, passando perto demais, buzinando e até mesmo prensando o ciclista contra a calçada. 

Fazer entender que a rua é de todos, que o espaço público deve ser compartilhado, que as bicicletas também transportam pessoas que têm família, amigos, filhos, amores, é muito importante nos dias atuais. E as estruturas de proteção ao ciclista devem ser expandidas, para que componham uma malha cicloviária completa e integrada que abranja toda a cidade, com Ciclo-vias, Ciclo-rotas e Ciclo-faixas.

A preocupação da administração pública em atender esta demanda se deu devido a crescente a visibilidade de ciclistas principalmente no período noturno e finais de semana no município, que pedalam com dificuldade entre carros, ônibus, motos e outros veículos motorizados, eles exigem cada vez mais atenção. Atendendo determinação do prefeito, e indicação do vereador Demilson Nunes Siqueira (PSDB), a Ciclo-faixa começou a ser demarcada.

Por se tratar de uma Ciclo-faixa, que é direcionada ao lazer, está sendo normatizado horário de uso:

  • De segunda a sexta-feira no período noturno entre as 20h e as 06h,

  • Finais de semana, entre as 13h do sábado até as 06h de segunda-feira.

Nestes horários os condutores de veículos devem respeitar e não utilizar a ciclofaixa, deixando o espeço livre para os ciclistas.

A Ciclo-faixa se estenderá da Feira Livre na Avenida Ariosto da Riva, seguindo até as proximidades do terminal Rodoviário e retornando pela Avenida Ludovico da Riva passando em frente ao Cecitec até a Feira Livre.

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
(Visited 1 times, 1 visits today)
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

Traduza para o seu idioma

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

  • Ver. Cidão do Boa Nova / AF
    "O Prefeito precisa mostrar pra que ele veio... Quando a "boca esquenta", ai viaja... Tem que fazer que nem nós vereadores que leva "taca" 24 horas, mas dá cara pra levar a "taca""
  • Ver. Elisa Gomes / AF
    "Tenho recebido ligações de mães da área rural dizendo que as crianças estão tendo aulas apenas duas vezes por semana... O que é que está acontecendo".
  • Ver. Dida Pires
    "Pra mim já tá resumido, é incompetência mesmo, e falta de vontade de organizar a máquina... O prefeito deveria pedir licença, tomar vergonha na cara e se afastar..."
  • LUIZ ARAÚJO
    "Alta Floresta é uma Mãe, você bebeu água daqui, não vai mais embora"" - Durante entrevista ao MatoGrossoAoVivo.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
1 Vote
B) - Conivência Total
15 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 14 nomes abaixo seriam potenciais vencedores nas urnas em 2020? (Refizemos a lista e zeramos os resultados, para uma disputa mais justa).

1) - Oliveira Dias
11 Vote
2) - Maria Izaura
3 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
1 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Dida Pires
0 Vote
7) - Dr. Cleber
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
1 Vote
10) - Rodrigo Arpini
0 Vote
11) - Jairo De Carli
4 Vote
12) - Moisés Prado
2 Vote
13) - Robson Silva
1 Vote
14) - Emerson Machado
-1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/6/15
07 14 15 36 42 48
Dupla Sena 2
2019/6/15
12 13 21 27 47 49
Quina
2019/6/14
12 32 45 64 80
LotoMania
2019/6/14
03 08 20 22 28 30 37 38 43 58 68 80 82 84 86 88 89 91 95 98
LotoFacil
2019/6/17
01 02 05 06 07 08 09 11 12 13 15 19 21 23 24
TimeMania
2019/6/15
12 23 35 39 65 73 80
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */