fbpx
ALTA FLORESTA COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS DENÚNCIAS GOVERNO MAURO MENDES MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RETALIAÇÃO | Nova marca registrada do Governo Mauro Mendes, 25 funcionários do Hospital Regional demitidos por entrarem na justiça

Funcionários que participaram da ação judicial foram demitidos mesmo com a necessidade urgente de novas contratações.
(Last Updated On: 6 de julho de 2019)

Os funcionários que foram demitidos em massa, em sua maioria, são os mesmos que por não aceitarem a forma como seriam realizadas as provas do Processo Seletivo elaborado pelo governo estadual, acabaram entrando na justiça e ganhando a suspensão do processo por meio de decisão em primeira e segunda instância.

Funcionários que participaram da ação judicial foram demitidos mesmo com a necessidade urgente de novas contratações.

Na manhã desta sexta feira (05/07), 25 funcionários contratados pelo Hospital Regional Albert Sabin – HRAS foram sumariamente demitidos pela direção da unidade, que alegou apenas fim do período de contrato de trabalho, mesmo o Estado tendo necessidade de contratar cerca de 198 novos servidores por meio de Processo Seletivo.

Pelas regras de contratação, necessariamente o Hospital não teria nenhuma obrigação de demitir os funcionários com contratos já vencidos, ainda mais com a defasagem de contratados que obrigou ao Estado a realização do Processo Seletivo, ou seja, além de não ter previsão de quando o processo será realizado e quando os novos servidores começarão a trabalhar, agora o Hospital fica com 25 profissionais a menos para atender uma demanda regional acima da capacidade da unidade hospitalar.

Mesmo com os prazos de contratos vencidos pelo período estipulado, o Estado poderia permitir a direção do HRAS que fizesse a renovação por períodos menores para aguardar a definição da realização do Processo Seletivo, mas, preferiu simplesmente desligar os profissionais sem se preocupar com a queda de qualidade no atendimento da unidade de saúde, que já não é das melhores.

Além disso, há denúncias feitas pelos próprios funcionários demitidos, de que há várias pessoas contratadas por indicações políticas, nos mesmos moldes de contrato temporário, que poderiam ser dispensadas sem causar maiores danos operacionais ao hospital, mas, foram “poupadas” e caso a direção do Hospital viesse a seguir regularmente os prazos de contratos, teria que ter demitido mais de 100 funcionários, mas, apenas alguns “escolhidos” foram sacrificados pra mostrar o regime de “mordaça” que impera no setor administrativo do Hospital Regional de Alta Floresta.

Segundo os funcionários demitidos, que são os mesmo que impetraram uma ação contra o Estado para impedir a realização do Processo seletivo, o qual acabou sendo suspenso pelo Desembargador Juvenal Pereira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no último dia 29 de junho, corroborando com a interpretação da juíza Janaína Rebucci, da 3ª Vara de Justiça de Alta Floresta, que entendeu que as provas acabariam por prejudicar aqueles funcionários que já trabalhar na unidade de saúde, mas, no dia do Processo Seletivo, não teriam condições de participar do horário das provas, pois estariam de plantão.

O Juiz considerou também o argumento de que o Processo Seletivo tinha que ter prazos mais alongados ou em duas etapas, e que oportunizassem a participação daqueles que já atuam no Hospital Regional e pretendiam realizar a prova do processo.

Após a suspensão do Processo Seletivo, alguns participantes que teriam vindo de outros municípios para fazer a prova chegaram até a registrar Boletins de Ocorrência contra a direção do Hospital Regional por não repassar qualquer tipo de informação que evitasse o desgaste da viagem e despesas de deslocamentos para Alta Floresta.

Os profissionais atingidos, afirmam estar sofrendo retaliação do Estado, por meio da direção do Hospital e pretendem entrar via Ministério Público com uma ação civil pública contra os desmandos e a falta de probidade nas demissões arbitrárias que sofreram, simplesmente por não aceitarem a forma com que o governo deseja realizar o Processo Seletivo.


Em resposta nossa matéria, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), emitiu uma nota desmentindo os funcionários quanto ao número de demissões e afirmou que apenas 11 foram “contemplados” com o cancelamento dos contratos e que todos os atuais funcionários com contrato vencidos no último dia 05 de Julho, terão suas renovações garantidas.

 O OUTRO LADO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE HOSPITAL REGIONAL DE ALTA FLORESTA
Nota enviada às 16:21

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que é inverídica a informação de que houve a demissão de 25 funcionários do Hospital Regional de Alta Floresta.

De acordo com a secretaria adjunta de Administração, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, apenas 11 profissionais – com perfis contemplados no processo seletivo a ser realizado pelo Estado – não obtiveram a renovação do contrato justamente pelo futuro preenchimento das vagas.

Entretanto, a área administrativa, que não integra o processo seletivo em questão, renovou o vínculo com todos os profissionais que tiveram os contratos vencidos no dia 5 de julho.

Diante do exposto, a SES-MT enfatiza que trabalha para a regularização legal e correta de todas contratações efetivadas pelas unidades estaduais de Saúde.

Ascom | SES-MT

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.352 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook