PUBLICIDADES
ALTA FLORESTA AGRONEGÓCIOS CRIMES AMBIENTAIS DANOS AMBIENTAIS MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS VÍDEOS

TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no “lixão” municipal

Banner Mage Force
(Last Updated On: 12 de agosto de 2019)

Segundo os dados de satélites, sistematizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de calor aumentou 41,57% em Mato Grosso em 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 59
Com a força do vento o fogo se alastrou com maior velocidade.

Em Alta Floresta, bem como em toda região norte do Estado de Mato Grosso, há mais de 90 dias sem chuvas, fica cada dia mais alarmante o risco de queimadas constantes, a mais recente, ocorrido na MT 208, próximo a Carlinda, mas, dentro dos limites de Alta Floresta, que segundo informações do próprio secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente do município, Sergio Passos, que responde pelo aterro sanitário municipal,  a causa de um incêndio de grandes proporções ocorrido no último dia 08/08 (Quinta), foi criminosa, e já está sendo investigada pela prefeitura e autoridades policiais.

Na verdade, o que deveria funcionar como o aterro sanitário do município se transformou em um “lixão” a céu aberto, que já há muito tempo perdeu o controle e a segurança por parte do poder público municipal, pois em caso de incêndios, como o que ocorreu na semana passada, algumas fazendas que fazem divisa com o espaço, são facilmente atingidas pelos danos causados, como é o caso da Fazenda Yamashita, vizinha do aterro, o incidente, sendo ele criminoso ou não, trouxe enormes prejuízos aos proprietários rurais, que tiveram sua propriedade invadida pelo fogo e perderam cerca de 30 hectares de terra e pasto, bem como um “Curral Circular”, popularmente conhecido como “Mangueira”, para manejo de gado, a porteira da propriedade e boa parte da cerca.

TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 60
Ricardo Yamashita

O proprietário da fazendo, Ricardo Yamashita, concedeu entrevista ao jornalista Oliveira Dias da TV Nativa (Record), e afirmou somente após o fogo ter tomado grande parte de sua propriedade é que a prefeitura enviou maquinário ao lixão, para tentar combater o incêndio que já não tinha mais controle, maquinários esse que deveriam estar constantemente presente no lixão para evitar o alastramento de fogo em casos como esses, pois já existe um acordo com o Ministério Público estadual, aonde a prefeitura assumiu todos os riscos e comprometeu-se a manter um sistema eficiente de segurança em casos de incêndios.

Para o proprietário os prejuízos são incalculáveis, além da destruição da matéria orgânica do solo, segundo ele, a fazenda vai levar muito tempo para restaurar a condição em que estava o capim, a plantação de milho e a estrutura física que foi consumida pelo fogo, sem falar no impacto ambiental causado pela poluição que reflete diretamente na saúde de moradores nos bairros do município e em décadas de recuperação da flora e fauna que existiam no local.

Ainda segundo o proprietário da fazenda, para debelar o fogo em sua propriedade contou com dez funcionários, e mesmo assim foi impossível evitar que a destruição de suas terras, somente após várias horas de incêndio é que a prefeitura enviou o caminhão da Brigada Municipal, que não pode fazer praticamente nada para ajudar.

DESTRUIÇÃO DA PROPRIEDADE EXIBIDA NO PROGRAMA “BALANÇO GERAL”:

IMAGENS DO DIA DO INCÊNDIO NA PROPRIEDADE:

TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 61 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 62 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 63 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 64 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 65 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 66 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 67 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 68 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 69 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 70 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 71 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 72 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 73 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 74 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 75 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 76 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 77 TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 78

SECA DEVE AUMENTAR

Os dados estão no Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), publicado nesta sexta-feira (09.08).

A comparação toma por base o período de 1º de janeiro até o dia 31 do mês de julho de cada ano. Com esses dados a população precisa ficar em alerta para evitar o agravamento desse quadro.

O CBMMT já atendeu a 660 incêndios em vegetação (terrenos urbanos e incêndios florestais) somente neste mês de julho. Para comparar com meses fora da temporada de incêndios florestais, de janeiro até abril foram 136 incêndios em vegetação em todo o estado.

Os atendimentos a incêndios em vegetação de julho são quase 20 vezes maiores que a média dos quatro primeiros meses.

Mato Grosso não está sozinho nesse crescimento. Na Amazônia Legal houve um acréscimo de 41,77%, no mesmo período (0,2% a mais que MT). O Brasil também apresenta uma elevação na quantidade de focos de calor, chegando a e 27,91% de crescimento em relação a 2018.

Desde quinta-feira (08.08) o Batalhão de Emergências Ambientais está combatendo um incêndio no Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela. A unidade de conservação estadual se localiza na fronteira com a Bolívia e possui duas das mais altas cachoeiras do estado. Sem previsão de chuva ou de redução da temperatura até o final de agosto, a população precisa colaborar com os órgãos de fiscalização e controle para que não se repita o quadro dos anos de 2007 e 2010, anos mais lembrados pela fumaça intensa. (Com informações de: Augusto Pereira | CBMMT  – Foto: Comitê do Fogo)

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
TRAGÉDIA ANUNCIADA | Produtor rural de Alta Floresta tem propriedade destruída após incêndio iniciado no "lixão" municipal 79
Seguir:
(Visited 565 times, 1 visits today)
Anúncios
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Última chance de comentar!

“RAPIDINHAS”

Eu não posso mais ver um jovem de 14 , 15 anos assaltando e sendo violentado pela polícia. As vezes só por que roubou um celular

Condenado solto – Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

 

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

OPÇÕES 2020

Na sua opinião, qual seria sua opção em 2020?

1) - Oliveira Dias
7 Vote
2) - Dida Pires
2 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
1 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Mequiel Zacarias
6 Vote
7) - Luiz Araújo
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
1 Vote
9) - Emerson Machado
3 Vote
10) - Ademir Bruneto
0 Vote
11) - Rodrigo Arpini
4 Vote
12) - Jairo De Carli
1 Vote
13) - Moisés Prado
-2 Vote
14) - Robson Silva
2 Vote
15) - Elói Luiz de Almeida
1 Vote
16) - Robertinho Motos
4 Vote
17) - Coronel Ribeiro
14 Vote
18) - Nenhum destes...
8 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/12/10
02 09 10 14 16 30
Dupla Sena 2
2019/12/10
01 14 16 22 26 40
Quina
2019/12/11
01 07 17 36 46
LotoMania
2019/12/10
03 12 21 29 35 37 48 51 56 59 60 61 64 74 81 84 86 90 95 99
LotoFacil
2019/12/11
01 02 04 05 06 08 09 11 12 15 16 17 22 23 25
TimeMania
2019/12/10
05 08 18 42 45 46 53
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */