fbpx
BRASIL BRASÍLIA EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO STF ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF julga essa semana redução de jornada de trabalho para servidores, pauta promete dividir opinião dos ministros

Hoje, Judiciário, Legislativo e Ministério Público dos Estados ficam "blindados" com os efeitos da crise e a comum recursos em caixa enquanto falta dinheiro para pagar servidores
(Last Updated On: 17 de maio de 2020)

Crise nos Estados pode influenciar o julgamento da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF no Supremo, que vai ter início na próxima quarta (21/08).

Hoje, Judiciário, Legislativo e Ministério Público dos Estados ficam “blindados” com os efeitos da crise e a comum recursos em caixa enquanto falta dinheiro para pagar servidores

A possibilidade de Estados e municípios em crise financeira reduzirem a jornada de trabalho e cortarem o salário dos Servidores Públicos deve dividir o plenário do Supremo Tribunal Federal, segundo apurou o Estado com integrantes da corte.

A medida, é um dos principais pontos que o Supremo vai analisar a partir desta quarta-feira (21/08), na retomada do julgamento de oito ações sobre a validade de dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal –  LRF. A lei foi sancionada em 2000, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Um dos artigos da lei, o que permite reduzir jornada de trabalho e salário de servidores caso limite de gasto com pessoal de 60% da receita corrente líquida seja atingido – foi suspenso de forma unânime pelo STF em 2002. O sinal verde aplicação dessas medidas daria aos governadores e instrumentos para lidar com as dificuldades.

Nas contas do Tesouro Nacional, 12 Estados fecharam 2018 gastando mais do que o permitido com a folha de pessoal. Com a redução da jornada os Estados que ultrapassam o limite poderiam economizar até 38,8 milhões, conforme revelou o Estado em maior em maio. O relator das ações é o Ministro Alexandre de Moraes. 

Outro instrumento da Lei, também suspenso, é que é o que permite ao poder executivo assegurar repasses aos demais poderes quando há frustração de receitas e necessidade de despesas. Hoje, na prática, Judiciário, Legislativo e Ministério Público dos Estados ficam “blindados” com os efeitos da crise e acumulam recursos em caixa, enquanto falta dinheiro para pagar servidores e outras contas no executivo.

Dentro da corte, a previsão é a de que a análise do mérito das ações dure ao menos duas sessões plenárias. A crise dos Estados podem influenciar o resultado segundo dois ministros ouvidos reservadamente. O debate ganhou força após a união socorrer novamente os governadores em 2016 sem que isso tenha colocado ponto final a crise. 

Da antiga composição do supremo que barrou a autorização para redução de salários de servidores permanece apenas os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio de Mello. Para Marco Aurélio apesar de a crise ter se aprofundar de 2002 para cá, a Constituição segue “a mesma”.

“Não cabe (reduzir salários), cabe adotar as medidas previstas na Constituição Federal, ou seja, diminuir o número de funções comissionadas e gratificações. O salário é a fonte do sustento do Servidor. E ainda tem a cláusula da irredutibilidade dos vencimentos na Constituição. Minha convicção é firme e sustentar a lei maior que é a constituição” disse Marco Aurélio ao Estado.

Mapa de votos

A expectativa de membros do STF é a de que os ministros Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e Rosa Weber se aliem a essa corrente contrária à redução dos vencimentos.

Por outro lado, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que já ocuparam cargos no executivo Federal seriam mais sensíveis aos argumentos da união e portanto mais tensos a votarem pela legalidade da redução da jornada.

Os ministros, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux tenderiam aderir a essa ala, caso cenários confirme o voto decisivo pode vir da ministra Cármen Lúcia, considerada pelos colegas uma magistrada sensível a opinião pública, antes do STF, a Ministra atuou como procuradora de Minas Gerais, que está mergulhado em grave crise e tem parcelado salários.

FONTE: O ESTADÃO

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 112 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook