fbpx
BRASIL DENÚNCIAS EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para Procuradora Geral Raquel Dodge, há indícios de que queimadas na Amazônia seja uma “Ação orquestrada”

A Polícia Federal informou que investigará se houve uma convocação para queimadas no Pará.
(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Conforme o presidente Jair Bolsonaro já havia se pronunciado, há suspeitas de que grupos interessados em promover o caos entre o governo e a comunidade internacional são os prováveis responsáveis por essa proliferação de queimadas nos últimos dias em diversas localidades da Amazônia legal.

A Polícia Federal informou que investigará se houve uma convocação para queimadas no Pará.

A Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a polícia investiga denúncias de uma “ação orquestrada”, quanto as queimadas que se proliferam na Amazônia, e que haverá uma coalizão entre os poderes para formação de uma Força Tarefa da Amazônia, a pedido da procuradoria, para aprofundar nos casos denunciados e se preciso promover a abertura de inquéritos para punir os responsáveis.

Raquel Dodge, afirmou nesta segunda-feira (26) que há “suspeita de ação orquestrada” em recentes queimadas na Amazônia, a declaração foi dada após ter se reunido com integrantes da Força-Tarefa Amazônia, para discutir o tema.

“Há suspeita de ação orquestrada, há suspeita de uma atuação que foi longamente cultivada para chegar a esse resultado”, afirmou.

“O que nós percebemos é que há sinais disso, há elementos que justificam a abertura de inquéritos para investigar e punir os infratores”, acrescentou.

As queimadas têm repercutido internacionalmente, e o presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio de tropas das Forças Armadas a estados da região.

Pedido de inquérito

Segundo Raquel Dodge, ficou decidido na reunião da Força Tarefa da Amazônia, que o grupo pedirá a abertura de um inquérito para investigar as queimadas. “Como resultado da reunião de hoje, estou requisitando abertura de inquérito para promover a persecução penal daqueles que incentivaram que queimadas fossem adotadas em terras federais”, afirmou Dodge.

Neste fim de semana, a Polícia Federal informou que investigará se houve uma convocação para queimadas no Pará. Segundo o Ministério Público do estado, um jornal de Novo Progresso (PA) publicou um anúncio para o “Dia do fogo”.

Mais cedo, nesta segunda-feira, a PF também informou que vai apurar se houve ação criminosa nas queimadas na Amazônia.

‘Coalizão'

Segundo Raquel Dodge, os ministérios públicos dos estados e da União decidiram formar uma “coalizão”.

“Esta é a primeira das medidas de persecução penal que os ministérios públicos dos estados brasileiros e o Ministério Público Federal, por intermédio de promotores de Justiça e procuradores da República tomarão ao longo das próximas semanas”, completou.

“O que nós queremos é sincronizar a atuação do Ministério Público brasileiro para que as queimadas e os incêndios cessem e para que os infratores, aqueles que estão cometendo esses gravíssimos crimes de pôr fogo na floresta sejam identificados e punidos”, afirmou Dodge.

A procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Albuquerque, afirmou que uma das frentes discutidas foi a investigação para identificar pessoas ligadas ao “Dia do fogo” em Altamira, no Pará. “Nós temos o local em que isso se deu. Será possível essa busca dessa identificação”, afirmou.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 63 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook