fbpx
ALTA FLORESTA ANIMAIS & PETS CRIMES AMBIENTAIS DENÚNCIAS MATO GROSSO MEIO AMBIENTE & ECOLOGIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores de Alta Floresta denunciam caçadores de animais agindo em área de preservação ambiental no município

Em sua maioria as armadilhas encontradas são para animais pequenos, como pacas e cutias.
(Last Updated On: 20 de maio de 2020)

Segundo os moradores as armadilhas são colocadas a noite e são trocadas periodicamente todas as semanas.

Em sua maioria as armadilhas encontradas são para animais pequenos, como pacas e cutias.

As áreas invadidas para a colocação das armadilhas correspondem a densa floresta existente entre os setores E e C, no município de Alta Floresta, que são setores de fácil acesso, pois apesar de haver a obrigação por parte da prefeitura de estarem cercadas estas áreas, qualquer pessoa pode ter acesso e causar grandes prejuízos a floresta preservada como um todo.

Apesar das “áreas verdes”, como são conhecidas pela população, essas áreas de preservação ecológica e ambiental são de inteira responsabilidade da prefeitura municipal de Alta Floresta, porém, moradores acusam a administração pública de omissão e falta de fiscalização, pois as armadilhas são colocadas em grande quantidade, já foram denunciadas ao setor de meio ambiente, mas, nunca houve qualquer ação efetiva para coibir a ação desses caçadores no município.

Segundo a fonte que fez a notícia, isso já é prática antiga no município e além de atentarem para a preservação dos animais e a destruição do meio ambiente, várias residências e fundos de empresas que ficam ao longo da área de preservação ambiental se veem ameaçados pela presença dessas pessoas que representam um risco a segurança pública, pois agem de forma criminosa contra legislação civil e federal.

Segundo estudos, essa prática criminosa compromete todo o eco sistema e desequilíbrio ambiental da fauna destas micro florestas, causando impactos irreversíveis, que necessitam do máximo de tranquilidade e segurança para se manter sem o risco ou a ameaça dos seres humanos de serem exterminadas por mero capricho esportivo ou muitas vezes por pura crueldade.

Na lista de animais silvestres que sobrevivem nestas “áreas verde”, segundo os próprios moradores vizinhos da mata, estão jacarés, capivaras, porco do mato, tatu, serpentes, pacas e cutias, além de toda flora e o eco sistema que está intacto deste antes da fundação do município, ou pelo menos deveria estar.

Além disso, o moradores afirmam que a questão não é apenas a presença de caçadores, mas, também a permanência de pessoas que utilizam a mata para fazer sexo, fazer uso de drogas e despejo de lixo doméstico.

A foto tirada por um dos moradores, que tem sua empresa as margens da reserva florestal do município, mostra claramente que a armadilha é feita de tela de arame torcido, com aparência de ser um material recém instalado, ou seja, com equipamento novo, o que sugere que foram adquiridas no comércio local, ou estão sendo fabricadas em alguma oficina especializada no artefato de capturar animais.

Segundo a legislação municipal, essas “áreas verdes” deveriam ser impenetráveis e proibidas a comunidade, até mesmo para resguardar a integridade de moradores de possíveis ataques de animais, porém a falta de manutenção ambiental, fiscalização e proteção da floresta preservada dentro do próprio município, impossibilitam que tais agentes criminosos possam perpetuar essa prática nas barbas das autoridades municipais, estaduais e federais.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 400 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook