fbpx
ATUALIDADES E VARIEDADES MEIO AMBIENTE & ECOLOGIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto mostra a areia do mar vista sob um microscópio?

(Last Updated On: 20 de dezembro de 2019)

Em meados de dezembro de 2019, uma determinada página no Facebook publicou uma foto com uma legenda bem peculiar (1 | 2). Basicamente, a alegação era de que estávamos diante da areia do mar vista sob um microscópio.

Confira a publicação abaixo:

Publicação alegando que estávamos diante da areia do mar vista sob um microscópio.

A responsável pela publicação foi novamente uma página chamada “ConheCIÊNCIA”! Isso porque uma publicação dessa página já havia sido recentemente desmentida por nós (cliquem aqui para conferir). A página possui mais de 880 mil seguidores, e tem a premissa de divulgar a ciência com humor, notícias e curiosidades. Nesse caso, em específico, a publicação obteve mais de 2,7 mil compartilhamentos desde a data de sua publicação, no dia 12 de dezembro de 2019.

Diga-se de passagem, essa publicação também foi compartilhada conosco em nosso grupo, no Facebook, ou seja, a desconfiança de alguns usuários era grande. Até mesmo porque, não havia nenhuma fonte confiável corroborando com tal alegação.

Diga-se de passagem, essa publicação também foi compartilhada conosco em nosso grupo, no Facebook, ou seja, a desconfiança de alguns usuários era grande.

Entretanto, será que estamos realmente diante da areia do mar vista sob um microscópio? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! A foto utilizada na publicação da página “ConheCIÊNCIA” foi originalmente publicada por um(a) usuário(a) identificado por “byeen0402”, no Instagram, no dia 21 de novembro de 2018. Esse(a) usuário(a) alega ser de origem japonesa e utiliza seu perfil basicamente para publicar fotos de “sea glasses” (literalmente “vidros do mar”). No caso dessa foto não foi diferente, visto que o(a) usuário(a) alegou se tratar apenas de vidros do mar, não areia vista sob um microscópio.

O “vidro do mar” é um vidro físico e quimicamente desgastado encontrado nas praias ao longo de corpos de água salgada. Esses processos de intemperismo produzem uma espécie de vidro fosco natural. Eles podem ser coletados como mero “passatempo” das pessoas, e costumam ser utilizados para decoração, mais comumente em jóias.

Provavelmente, a coleta do material visto na foto ocorreu em alguma praia japonesa, mas não temos como precisar. Tentamos contato com o responsável pelo perfil no dia 14 de dezembro, mas não tivemos nenhum retorno até o momento do fechamento deste artigo. Entre as nossas perguntas, estava justamente onde ele(a) havia coletado tal material.

Os Vidros do Mar Mostrados na Foto São Genuínos?

Boa pergunta! Como quase tudo nessa vida (senão tudo) os chamados “vidros do mar” também são passíveis de “falsificações” (manufaturados/não naturais). Assim sendo, tentamos contato com o site “West Coast Sea Glass” e a “North American Sea Glass Association” (NASGA). Contudo, não tivemos nenhuma resposta até o fechamento deste artigo (caso isso aconteça, manteremos vocês informados).

Para vocês terem uma ideia, a NASGA é uma organização sem fins lucrativos que apoia positivamente os coletores de vidro marinho e a comunidade de vidro marinho com festivais, informações, oportunidades educacionais, associação comercial e muito mais. O objetivo principal da NASGA é estabelecer uma comunidade de colecionadores e vendedores de vidro do mar que sejam instruídos sobre as características e o significado do vidro do mar genuíno.

A NASGA é uma organização sem fins lucrativos que apoia positivamente os coletores de vidro marinho e a comunidade de vidro marinho com festivais, informações, oportunidades educacionais, associação comercial e muito mais.

A NASGA, inclusive, possui uma espécie de guia para que as pessoas possam identificar vidros do mar genuínos e distingui-los dos “falsos”! Ainda assim, não temos um olhar tão bem treinado para afirmar ou negar a autenticidade do material apresentado. Aliás, esse assunto acabou sendo motivo de discussão no “Reddit” há alguns meses, onde alguns usuários disseram acreditar na autenticidade do material, mas outros desconfiaram que nada do que é mostrado na foto é realmente genuíno (no sentido de ser algo natural).

Enfim, de qualquer forma, não estamos diante de areia do mar vista sob um microscópio.

Alguém Já Tentou Ver a Areia do Mar Sob um Microscópio? Como é a Aparência?

Sim! Em 2011, o site da BBC publicou um artigo referente ao trabalho do Dr. Gary Greenberg, diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise no Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA), que resolveu fotografar grãos de areia e ampliar as imagens em mais de 250 vezes. Isso acabou revelando cores e formatos curiosos.

Segundo a BBC, o professor havia começado a registrar as imagens de areia há dez anos, quando desenvolvia microscópios tridimensionais. Seu irmão, que morava em Maui, no Havaí, enviou-lhe um tubo cheio de areia, para estimulá-lo a ir visitá-lo. O tubo de areia ficou armazenado em sua estante por meses, mas um dia Greenberg resolveu conferir um grão em um de seus microscópios.

Captura de tela mostrando um trecho inicial do artigo publicado no site da BBC Brasil.

Essa história também apareceu no site “Manual do Mundo“, em 2014. Na ocasião foi mencionado, que nas fotos podiam ser percebidos fragmentos e restos de vários organismos marinhos, mas o Dr. Greenberg esclareceu que a composição da areia pode variar de acordo com a localização e as condições do ambiente.

Confira abaixo algumas dessas fotos tiradas ao longo dos anos:

Fotos divulgadas no site “sandgrains.com”.

Quem quiser conferir mais de perto essas e outras fotos, pode acessar o site “sandgrains.com” e conferir o material fotografado e ampliado pelo Dr. Gary Greenberg.

Conclusão

Fora de Contexto! A foto utilizada na publicação da página “ConheCIÊNCIA” foi originalmente publicada por um(a) usuário(a) identificado por “byeen0402”, no Instagram, no dia 21 de novembro de 2018. Esse(a) usuário(a) alega ser de origem japonesa e utiliza seu perfil basicamente para publicar fotos de “sea glasses” (literalmente “vidros do mar”). No caso dessa foto não foi diferente, visto que o(a) usuário(a) alegou se tratar apenas de vidros do mar, não areia do mar vista sob um microscópio.

Embora a autenticidade do material possa ser objeto de questionamento (ainda estamos aguardando uma resposta da NASGA), ou seja, se eles são realmente vidros do mar genuínos ou tão somente manufaturados/não naturais, não se trata de areia do mar vista sob um microscópio.

O post Foto mostra a areia do mar vista sob um microscópio? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 118 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook