fbpx
AGRESSÃO & VIOLÊNCIA EM DESTAQUE FORÇAS ARMADAS MUNDO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS URGENTE

URGENTE | Grupo terrorista Al-Shabab ataca base militar dos EUA no Quênia e mata três americanos

Integrante do Al-Shabab segura bandeira do grupo terrorista após ataque a base militar dos EUA no Quênia — Foto: Al-Shabab/Reuters
(Last Updated On: 5 de janeiro de 2020)

Ataque matou um soldado dos EUA e dois civis a serviço do Departamento de Defesa americano. Ao menos 4 terroristas também morreram.

Integrante do Al-Shabab segura bandeira do grupo terrorista após ataque a base militar dos EUA no Quênia — Foto: Al-Shabab/Reuters

Uma base militar dos Estados Unidos no aeródromo de Manda Bay, no Quênia, foi atacada pela organização terrorista Al-Shabab neste domingo (5). Um soldado dos EUA e mais dois civis que estavam a serviço do Departamento de Defesa Americano na base morreram.

O ataque e as mortes foram confirmados pelo Comando dos Estados Unidos para a África (AFRICOM). Dois americanos ficaram feridos , mas não em estado grave, segundo o comando.

Ao menos quatro terroristas também morreram, segundo a agência Reuters.

Embora tenha acontecido três dias após o ataque dos EUA que matou o general iraniano Qassem Soleimani, no Iraque, não há indícios imediatos de relação entre os dois casos, por se tratarem de organizações diferentes e, aparentemente, sem ligações.

À Associated Press, um porta-voz do Al-Shabab negou qualquer relação entre os ataques.

De acordo com comunicado do comando americano, também foram registrados danos à infraestrutura e equipamentos, incluindo carros, aeronaves e tanques de combustível.

Também segundo a Reuters, o ataque começou antes do amanhecer, durou cerca de 4 horas e menos de 150 funcionários dos Estados Unidos estavam na base no momento.

“Al-Shabab é uma organização terrorista brutal”, disse William Gayler, major-general do exército dos EUA.

“É um afiliado da Al-Qaeda que procura estabelecer um território islâmico autogovernado no leste da África, remover a influência e os ideais ocidentais da região e promover sua agenda jihadista. A presença dos EUA na África é extremamente importante para os esforços de combate ao terrorismo”, completou.

Bandeira do grupo terrorista Al-Shabab na base militar dos EUA no Quênia após ataque — Foto: Al-Shabab/Reuters

O grupo terrorista chegou a afirmar que 17 norte-americanos e 9 quenianos morreram no ataque, mas as Forças Armadas Americanas não confirmaram a informação, e acusam o grupo de divulgar dados falsos e exagerados sobre o que ocorreu. No fim da tarde, foram divulgadas as três mortes.

Al-Shabaab faz parte da Al-Qaeda e é um grupo proibido na Rússia. 

O porta-voz das Forças Armadas do Quênia, Paul Njuguna, disse que cinco terroristas foram mortos no incidente. 

A base militar chamada de Camp Simba, na região de Lamu, foi criada há mais de dez anos e tem cerca de 100 militares dos Estados Unidos, segundo números do Pentágono. As forças de Washington no aeroporto adjacente, Manda Bay, treinam e dão apoio antiterror aos países aliados da África Oriental. 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 454 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook