fbpx
ATUALIDADES E VARIEDADES

Será verdade que existe um ditado alemão sobre um nazista sentado à mesa?

(Last Updated On: 23 de janeiro de 2020)

Diante do polêmico discurso do ex-secretário da Cultura, Roberto Alvim, e de um texto igualmente polêmico publicado no site da Folha de São Paulo, as redes sociais foram inundadas por um suposto ditado alemão.

Eis um exemplo do que esse tal ditado mencionaria:

Se há dez pessoas em uma mesa, um nazista chega e se senta, e nenhuma pessoa se levanta, então existem onze nazistas numa mesa

Provavelmente, você já deve ter lido essa frase no Twitter ou Facebook! Isso porque milhares usuários, entre eles historiadores, políticos, colunistas e cantores compartilharam freneticamente esse suposto ditado. Aliás, é bem curioso como da noite para o dia, muitos viraram especialistas na cultura e nos ditados alemães nas redes sociais!

Tuítes de usuários compartilhando o suposto ditado alemão.

Mais um tuíte de um usuário compartilhando o suposto ditado alemão.

Outro tuíte de um usuário compartilhando o suposto ditado alemão.

E mais um tuíte compartilhando o suposto ditado alemão.

Enfim, será que tal ditado é alemão? Estamos realmente diante de um ditado popular referente ao Nazismo? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Não há nenhum indício sobre a existência um ditado alemão com esses dizeres. Na verdade, tudo indica que essa frase surgiu a partir de um tuíte do ator e comediante norte-americano Chris Rock, em agosto de 2017. A frase de Chris Rock obteve mais de 42 mil retuítes e, em nenhum momento, ele disse que se tratava de um ditado alemão.

Tuíte de Chris Rock.

Confira abaixo o que ele escreveu:

Se 10 caras acham que é bom passar um tempo com um nazista, eles se tornam 11 nazistas. Direita alternativa/supremacistas brancos são simplesmente nazistas. F****-s* os Nazistas

Posteriormente, em fevereiro de 2018, um neuropsicólogo chamado Dr. Jens Foell, de origem alemã, claramente adaptou a frase de Chris Rock e, assim, surgiu uma nova versão sobre pessoas sentadas à mesa.

Tuíte do Dr. Jens Foell.

Confira abaixo o que foi mencionado:

Conforme dizemos na Alemanha, se há um nazista na mesa e outras 10 pessoas conversando com ele, você tem uma mesa com 11 nazistas

Inúmeros usuários, também de origem alemã, questionaram o Dr. Jens Foell sobre a fonte dessa frase, visto que ninguém nunca tinha ouvido falar sobre isso antes. O mesmo aconteceu em tópicos abertos no Reddit (1 | 2 | 3). Ele até tentou fornecer uma versão no idioma alemão, mas assim como na versão em inglês não há nenhuma referência real sobre a existência de um ditado com tais palavras. Ele também falhou em fornecer quaisquer outros indícios que tal ditado tenha existido um dia.

Enfim, simplesmente uma vergonha, ainda mais considerando que o Dr. Jeans Foell alega ser um dos editores do periódico científico PLOS ONE.

Conclusão

Falso! Não há nenhum indício sobre a existência um ditado alemão com esses dizeres. Na verdade, tudo indica que essa frase surgiu a partir de um tuíte do ator e comediante norte-americano Chris Rock, em 2017. No ano seguinte, um neuropsicólogo chamado Dr. Jens Foell, de origem alemã, adaptou a frase de Chris Rock e, assim, surgiu uma nova versão, aquela sobre pessoas sentadas à mesa.

Assim sendo, tudo indica que o Dr. Jens Foell simplesmente transformou, ao seu bel-prazer, a frase publicada por Chris Rock num ditado alemão. Desde então, essa frase foi traduzida para o português e foi compartilhada de forma totalmente indiscriminada e aleatória como se fosse um ditado realmente utilizado na Alemanha.

O post Será verdade que existe um ditado alemão sobre um nazista sentado à mesa? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.




___________________________________________



AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS

0
111.4K


Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 97 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook