fbpx
ATUALIDADES E VARIEDADES

Meninos pintaram o corpo nu de uma mulher em frente a uma igreja no Brasil?

(Last Updated On: 2 de fevereiro de 2020)

Embora muitas pessoas acreditem que as chamadas “fake news” sejam predominantemente de cunho político, o universo desse termo, que se tornou bem genérico, é muito mais abrangente. Inúmeros sites e perfis em redes sociais, por exemplo, divulgam fotos, vídeos ou histórias de forma aleatória, geralmente para entretenimento, mas que frequentemente abrem uma perigosa margem para interpretações totalmente fora da realidade ou do contexto original por parte de seus respectivos públicos.

Uma vez que tais sites ou perfis geralmente não se importam em explicar o contexto original, tampouco seus públicos pesquisam o contexto do que é apresentado, temos um cenário de caos: pessoas opinando sobre aquilo que não fazem a menor ideia, associando situações e acreditando que determinados casos ocorreram recentemente no país onde estão. O círculo vicioso e cômodo da mentira.

Recentemente, no dia 29 de janeiro de 2020, uma página de humor chamada “É pra rir?”, no Facebook, divulgou uma foto bem emblemática (arquivo). Nela, podemos ver diversos meninos segurando pincéis e pintando o corpo nu de uma mulher, aparentemente em frente uma igreja. A descrição apresentada pela página não é nada informativa e meramente humorística:

Toma no c…, no meu tempo me davam cartolina!..😒

Publicação da página “É pra rir?” no Facebook.

Alguns Comentários

Eis alguns comentários que foram proferidos por usuários sobre essa foto:

Alguns comentários de usuários da página.

Mais alguns comentários.

Conforme é possível notar, algumas pessoas demonstraram acreditar que essa situação tivesse acontecido no Brasil. Além disso, muitos questionaram que a reação das pessoas seria diferente se fossem meninas pintando o corpo de um homem nu, por exemplo.

Entretanto, será que essa foto é realmente autêntica? Sendo verdadeira, esse caso aconteceu aqui no Brasil? Somente meninos participaram dessa ação? Qual o contexto por trás dessa foto? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja autêntica, ou seja, não se trate de manipulação digital, esse caso não aconteceu recentemente, tampouco no Brasil! Além disso, não foram somente meninos que participaram da performance artística promovida pelo artista plástico Leonardo Otero, em dezembro de 2015, na cidade de Villavicencio, cerca de 120 km a sudeste de Bogotá, capital do país.

Inúmeras fotos foram tiradas dessa performance artística, mas “curiosamente”, ao fazermos uma busca reversa por imagens, somente esta viralizou e se transformou em “meme”. E, uma vez que a foto foi disseminada sem nenhum contexto, ela acabou provocando muita polêmica nos lugares por onde passou.

Ao longo do tempo tivemos situações bem graves. Por exemplo, o único site em língua espanhola que divulgou essa história naquela época, o “Agencia Hoy”, disseminou uma informação falsa sobre a performance artística (arquivo). Num trecho do artigo foi mencionado que no local só havia meninos, não havia meninas. Porém, isso é mentira! Uma das fotos publicadas pela própria “Agencia Hoy” mostrava uma menina segurando um pincel na mão, algo que descartava a alegação de que só havia meninos.

Num trecho do artigo foi mencionado que no local só havia meninos, não havia meninas.

Porém, isso é mentira! Uma das fotos publicadas pela própria “Agencia Hoy” mostrava uma menina segurando um pincel na mão, algo que descartava a alegação de que só havia meninos.

E, aparentemente sem se preocupar com esse detalhe, em junho de 2019, um site brasileiro chamado “Baianolandia” disseminou novamente essa informação falsa, mas sem mostrar essa foto da menina com um pincel na mão (arquivo). Peculiar, não é mesmo?

Enfim! A seguir vamos tentar explicar exatamente o que aconteceu para vocês.

A Realidade Por Trás do Evento

Segundo o que foi divulgado, Leonardo Otero chamou uma modelo, alegadamente de Bogotá, para participar da performance artística no parque central de Villavicencio, que por sua vez faz parte de uma praça chamada “Los Libertadores”. É simplesmente o principal ponto turístico do centro da cidade. O parque fica em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo e do prédio do governo do departamento de Meta, cuja capital é Villavivencio. Assim sendo, a atividade não foi realizada porque fica necessariamente em frente a uma igreja, mas porque é a principal praça do centro da cidade.

Por volta das 17h, do dia 2 de dezembro de 2015, a modelo chegou envolta num casaco, o tirou, protegeu suas partes mais íntimas com as mãos e, posteriormente, as pessoas começaram a se aproximar e a pintá-la. De acordo com o site “Arnico Estudio”, que registrou a performance em foto e vídeo, “a ação artística chamou a atenção de adultos e crianças, que interagiram com essa experiência visual e passaram da surpresa e do espanto ao sorriso e a diversão.

Confira algumas fotos do evento:

Foto mostrando meninas pintando o corpo da modelo.

Foto mostrando uma mulher pintando o corpo da modelo.

Mais uma foto, dessa vez mostrando um jovem pintando o corpo da modelo.

Foto mostrando meninos pintando o corpo da modelo.

Confira também um vídeo mostrando como tudo aconteceu:

The YouTube ID of LIVQbQfke1E?feature=oembed is invalid.

Diga-se de passagem, a performance artística fazia parte do “IV Salón de Arte Llanero” (uma exposição artística local), e o Leonardo Otero era apenas um dos mais de 30 artistas que apresentariam suas propostas, algumas mais tradicionais do que outras, a partir do dia seguinte (3), na Sala de Exposições Guayupe, na Biblioteca Pública Germán Arciniegas, um dos mais importantes complexos culturais da cidade.

A Versão de Leonardo Otero

Leonardo Otero é um artista plástico especializado em pintura corporal. Ele, inclusive, estava presente durante a performance artística e registrava tudo através do seu celular. Diversas pessoas participaram dessa ação, entre elas adultos, idosos, homens, mulheres, meninos e meninas! E, uma vez que havia policiais garantindo a segurança da modelo, ninguém teve uma atitude mais exaltada, por assim dizer.

“O objetivo era tirar as propostas de arte contemporânea das galerias de arte, levando-as para as ruas — a ação força uma interação com o público. Nesse sentido, o objetivo foi alcançado. E, então, queríamos que as pessoas se emocionassem, sentissem alguma sensação, que questionassem se isso era algo mórbido ou arte. As pessoas estavam acanhadas, não tomavam iniciativa, mas quando se deram conta que não havia nada demais, começaram a se aproximar. Então, o objetivo foi alcançado — hoje tivemos um dia diferente. Um dia que uma manifestação artística foi realizada num parque público, onde adultos, crianças e idosos participaram — isso é uma conquista“, disse Leonardo Otero.

Leonardo Otero dando uma entrevista durante a realização da performance artística.

Ao final da performance, a mulher cobriu novamente o corpo e simplesmente foi embora.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja autêntica, ou seja, não se trate de manipulação digital, esse caso não aconteceu recentemente, tampouco no Brasil! Além disso, não foram somente meninos que participaram da performance artística promovida pelo artista plástico Leonardo Otero, em dezembro de 2015, na cidade de Villavicencio, cerca de 120 km a sudeste de Bogotá, capital do país.

Segundo o artista plástico, o objetivo era tirar as propostas de arte contemporânea das galerias de arte, levando-as para as ruas, uma vez que a ação forçava uma interação com o público. A performance artística fazia parte do “IV Salón de Arte Llanero” (uma exposição artística local), e o Leonardo Otero era apenas um dos mais de 30 artistas que apresentariam suas propostas, algumas mais tradicionais do que outras, a partir do dia seguinte (3), na Sala de Exposições Guayupe, na Biblioteca Pública Germán Arciniegas, um dos mais importantes complexos culturais da cidade

Embora cada um seja livre para questionar se a performance é um ato de morbidez, no sentido de ser algo doentio, ou simplesmente arte, conforme o próprio Leonardo mencionou, é incorreto propagar toda uma narrativa que a ação simplesmente aconteceu por ser em frente uma igreja ou que apenas meninos participaram da ação. A modelo teve o corpo pintado por crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos na principal praça pública de uma cidade colombiana. A divulgação de uma única foto mostrando meninos com uma expressão de satisfação não reflete, sob nenhuma hipótese justificável, a realidade dos fatos.

O post Meninos pintaram o corpo nu de uma mulher em frente a uma igreja no Brasil? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.




___________________________________________



AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS

0
111.4K


Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 305 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook