fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ATUALIDADES E VARIEDADES FAKE NEWS FATOS INEXPLICÁVEIS INTERNET POLÊMICAS E CONFUSÕES REDES SOCIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A NASA avisou que as vassouras podem ficar em pé sozinhas no equinócio?

(Last Updated On: 10 de fevereiro de 2020)

É verdade que no mês de fevereiro de 2020, a NASA avisou que a Terra ficará em uma inclinação perfeita para deixar qualquer vassoura de pé sozinha?

A experiência começou a ser replicada por diversas pessoas na primeira semana de fevereiro de 2020. Inúmeras fotos de vassouras totalmente equilibradas foram postadas nas redes sociais e também nos grupos do WhatsApp, juntamente com a afirmação de que a agência espacial norte-americana, a NASA, teria avisado que as vassouras ficariam de pé sozinhas apenas durante o começo do mês de fevereiro.

O texto compartilhado afirma também que o fenômeno só é possível nesse curto período de tempo devido à inclinação da Terra, que estaria em seu equinócio.

Será que isso é verdade ou mentira?

Uma das versões do experimento que se espalharam pelas redes sociais! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o equinócio (período em que o dia e a noite terrestres tem a mesma duração) de outono ocorre em 2020 no Brasil no dia 20 de março, portanto atrelar o fenômeno do equilíbrio das vassouras no começo de fevereiro parece não fazer muito sentido.

Reprodução/Google

Também procuramos no site oficial da NASA algo relacionando vassouras e equinócio e não encontramos nada…

Além disso, pelo que apuramos, a afirmação de que esse efeito só poderá ser reproduzido agora é falsa e você já vai entender o porquê. 

Apesar dessa história ganhar força nas redes sociais em fevereiro de 2020, ela já circula faz um tempão na web! Em 2012, usuários do Facebook em inglês começaram a publicar fotos de vassouras que aparentemente se equilibravam sozinhas e a explicação (na época) era a de que o equinócio e alinhamento dos planetas seriam os responsáveis pelo fenômeno.

O evento, de acordo com o que se espalhou na época, seria algo único e que nunca mais seria possível de se reproduzir, mas podemos que dá para se equilibrar uma vassoura desde então. O vídeo a seguir com a “experiência” é de 2015:

 

https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v6.0

 

Equinox free standing broom

Posted by Jessica Hyde on Friday, March 20, 2015

Especialistas desmentem a teoria

Em 2012, o professor de astronomia e física da Texas A&M University Joe Ross disse em entrevista ao site The Eagle que é fácil explicar por que uma vassoura pode ficar em pé sozinha e que isso não tem nada a ver com alinhamento dos planetas e tampouco com o equinócio.

O Eagle também ouviu outro especialista na ocasião, o professor de física e astronomia Bradley Schaefer, que afirmou que, astronomicamente, o equinócio não tem absolutamente nada a ver com equilíbrio das vassouras. Segundo o professor, o truque está no formato das vassouras:

“A vassoura pode se sustentar porque o centro de gravidade está diretamente acima da borda em que se equilibra. E as cerdas são macias o suficiente para se espalhar um pouco no ponto de contato com o chão e fornecer uma base estável para apoiar a alça e permitir que a vassoura se equilibre.”

No vídeo abaixo, o meteorologista da CNN Chad Myers explica, em inglês, o truque por trás do equilíbrio das vassouras:

The YouTube ID of QfATP_arvCg?feature=oembed is invalid.

Em 2014, assunto voltou com força, em publicações em inglês, e também foi desmentido rapidamente por especialistas.

Variação de outra lenda mais antiga

Essa lenda que gira em torno da falsa relação entre o equinócio e o suposto equilíbrio de vassouras se baseia em outra lenda mais antiga: A de que ovos podem ser equilibrados durante o período em que o dia e a noite tem a mesma duração.  

O mito do ovo que se equilibra durante o equinócio se popularizou nos Estados Unidos após uma reportagem feita pela revista Life, em 1945, que atribuía o fenômeno a um antigo ritual chinês, que consiste em exibições de várias pessoas reunidas tentando colocar ovos em pé durante o primeiro dia da primavera.

Chineses comemorando a entrada da primavera equilibrando ovos nas praças! (Reprodução/Google Books)

O curioso é que os chineses antigos comemoravam o primeiro dia da primavera cerca de seis semanas antes do equinócio. Ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Equilibrando um ovo na linha do Equador

Em 2013, desmentimos aqui no E-farsas uma história parecida com essa. Na ocasião, o que se espalhou foi que um ovo se equilibraria facilmente em cima da linha do Equador, mas mostramos que é relativamente fácil de se equilibrar um ovo (em qualquer data e em qualquer local que seja):

The YouTube ID of QG0asUX-Stk?feature=oembed is invalid.

Conclusão

Não há nenhuma relação entre o equinócio e o fato das vassouras serem fáceis de se equilibrar. A NASA não emitiu nenhum alerta sobre isso!

O post A NASA avisou que as vassouras podem ficar em pé sozinhas no equinócio? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 198 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook