fbpx
ALTA FLORESTA CIDADES EXCLUSIVO MATO GROSSO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alunos de enfermagem do HRAS de Alta Floresta são dispensados após paciente “de fora” apresentar sintomas Corona vírus

Pacientes em tratamento, funcionários e equipes de trabalho estão sendo obrigados a usar máscara respiratória.
(Last Updated On: 12 de março de 2020)

O paciente apresenta um quadro grave de dificuldade respiratória e já foi submetido ao isolamento total dentro do Hospital Regional.

Pacientes em tratamento, funcionários e equipes de trabalho estão sendo obrigados a usar máscara respiratória.

Pacientes e funcionários do Hospital Regional Albert Sabin de Alta Floresta estão todos circulando com máscaras, após a constatação de que o paciente possa estar contaminado, equipe de segurança, recepção, limpeza, enfermagem, administrativo e principalmente os médicos são vistos usando o artefato que impede o contágio pelas vias respiratórias.

Os demais visitantes não estão sendo orientados ainda a utilizar máscaras, pois não há ainda confirmação de que seja um caso de COVID-19 (Corona Vírus), há também a possibilidade de que os sintomas são de um caso de gripe H1N1, que tem as mesmas características sintomáticas do COVID-19, mas, as confirmações ficarão para a semana que vem.

Alunos acadêmicos do curso de enfermagem, de uma universidade de Alta Floresta, que cumprem estágio no Hospital Regional, foram suspensos de suas atividades, por meio de nota da própria universidade, por 5 dias ou até que seja dada constatação de negativa para o vírus “IRA”, uma outra derivação de nome científico para o Corona Vírus.

O paciente em questão, que não teve sua identidade revelada, é um senhor de 63 anos, que veio de viagem de Palmas – Tocantins para Alta Floresta, percorrendo um longo trajeto de ônibus tendo passado por Brasília, Goiânia e Cuiabá. Contanto, o paciente só veio presentar sinais de dificuldades respiratórias ao chegar em Alta Floresta.

A administração do Hospital Regional diz que o paciente deu entrada na tarde de ontem (Quarta – 11/03) e que após tomar conhecimento do histórico de viagens tomou todas as medidas necessárias para precaver quanto a qualquer risco de contaminação de funcionários e terceiros que venham a visitar o hospital, e que todos os exames necessários foram solicitados, porém os resultados oficiais só serão divulgados na próxima segunda feira (16/03).

Há boatos nos grupos de whatsapp de que o mesmo seria um pastor que teria vindo de viagem recente da Itália, mas, a história foi desmentida pelo próprio paciente, que não é estrangeiro e está apenas a passeio pelo Mato Grosso.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), informou a imprensa na tarde desta Quinta-feira (12/03), que há a suspeita de pelo menos cinco casos do Corona vírus em todo o Estado, mas, não confirmou ainda qualquer relação com o paciente de Alta Floresta.

Segundo a SES-MT, os pacientes suspeitos de contaminação do COVID-19 estariam sendo monitorados nos municípios de Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1). 

Em todo Brasil, os casos confirmados aumentaram assustadoramente nas últimas 24 horas, sainde 38 casos ontem (11/03) para 75 casos confirmados pelo Ministério da Saúde hoje (12/03).

RECOMENDAÇÕES GERAIS

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

·    Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

·    Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

·    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

·    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

·    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

·    Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

·    Manter os ambientes bem ventilados;

·    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

·    Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.

Equipes de limpeza e segurança também estão utilizando o artefato de proteção.

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 7.132 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook