fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

BOAS NOTÍCIAS BRASIL ECONOMIA EM DESTAQUE GOVERNO BOLSONARO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo federal autoriza a emissão de cartões de crédito das fintechs para diminuir efeitos sociais do Coronavírus

(Last Updated On: 6 de abril de 2020)

O objetivo é facilitar o acesso ao crédito; especialistas elogiam a medida, mas ressaltam que ela pode ser não efetiva neste momento de crise.

O Conselho Monetário Nacional ( CMN ) autorizou  na última quinta-feira que fintechs de crédito passem a emitir cartões de crédito.

Especialistas ouvidos pelo GLOBO, elogiaram a medida por possibilitar o aumento da concorrência do setor, mas ressaltam que ela pode não ser efetiva para o momento de crise.

O Banco Central ( BC ) argumentou que as fintechs têm a capacidade de atingir mais pessoas, com mais capilaridade, e podem atender “segmentos com reduzido histórico de crédito no país”, como micro e pequenos empresários.

Facilitando o acesso ao crédito, o BC espera que a medida possa contribuir para reduzir os efeitos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.

Segundo o economista e especialista em bancos da Austin Rating, Luis Santacreu, a medida representa uma continuidade da agenda do Banco Central de estimular a entrada de fintechs no sistema financeiro.

– “O Banco Central quer que as fintechs continuem funcionando, e ao mesmo tempo quer que elas venham a participar da questão da liquidez do sistema, de você fazer o crédito chegar a pequenas e médias empresas e pessoas físicas” – disse.

Santacreu ressalta que em um momento de crise, os bancos podem restringir o acesso ao crédito e o BC tenta facilitar o fluxo de crédito por meio de medidas como essa. No entanto, ele afirma que outras ações são necessárias para evitar que os recursos fiquem presos nos bancos.

– “O BC agiu bem para inserir as fintechs nesse contexto, de modo que elas não diminuam muito a atividade delas, mas provavelmente medidas adicionais terão que vir para que o crédito seja irrigado no sistema econômico”.

O diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira, disse que essa autorização era pedida há muito tempo e pode ajudar na concorrência do sistema.

Apesar disso, dado o cenário de crise, Ribeiro não acredita que as instituições financeiras estarão dispostas em disponibilizar mais crédito.

– “É uma medida importante, mas neste momento não vai surtir efeito porque os bancos estão muito seletivos e restritivos no crédito, preocupados com a inadimplência que vai crescer por conta de um desemprego maior, em um país que vai ter uma retração econômica este ano”.

O economista ressalta que, ao dar crédito, o banco faz uma análise de quanto o possível tomador recebe, se está empregado e neste momento a instituição tende a evitar o risco.

– “Por mais que o BC diga que esse é momento, não acredito que os bancos vão de forma geral dar crédito para novos clientes com incerteza de não receber” – disse.

Essa resolução afeta somente as fintechs classificadas como Sociedade de Crédito Direto (SCD), que usam de recursos próprios para fazer as operações.

BNDES
A resolução do Banco Central também permite que as fintechs classificadas como SCD possam financiar as operações por meio de repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o BC, a nova regra também procura utilizar a capilaridade das fintechs para torná-las “um importante canal de realização de políticas públicas”.

A regulação das fintechs de crédito é de 2018 e as divide em duas classificações, as SCD, que realizam operações de crédito a partir de capital próprio e as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP), que atuam como um intermediário entre quem quer financiar e quem quer tomar empréstimo.

FONTE: Agência Globo

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 3.085 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook