Site icon MatoGrossoAoVivo

Águas de Alta Floresta faz alerta para consumo consciente; mananciais apresentam níveis críticos

(Last Updated On: 21 de setembro de 2022)

Este ano de 2022 a estiagem se apresenta mais severa que em 2021.

Apesar de chuvas registradas em Agosto e agora em setembro, o volume não foi o suficiente para melhorar os níveis nas estações de captação de água para tratamento. No acumulado, o volume de chuvas registrado em 2022 é 13% inferior ao ano passado (2011) e o menor desde 2018.

O período de seca somado às altas temperaturas e consumo elevado de água pela população ocasionou estado de alerta para os níveis dos mananciais responsáveis pelo abastecimento do município.

Em um comparativo com 2021, de Janeiro a Setembro, houve um aumento no consumo de água da população equivalente a 130 milhões de litros.

Neste momento, a companhia Águas de Alta Floreta reforça a extrema importância que, especialmente neste momento delicado, a população faça o uso consciente e moderado do recurso hídrico.

O diretor operacional da companhia, Christopher Alves, em entrevista ao Notícia Exata, destacou que em uma persistência deste período de estiagem, pode haver um racionamento do produto para a população, por isso, é importante o consumo consciente.

“Nessa época de estiagem as vazões nos pontos de captação têm reduzido bastante e volume está no limite. Pedimos a população que evite o desperdício e que adotem as medidas básicas para a redução do desperdício, evitar lavar calçadas, veículos, coisas simples do dia-a-dia que se todos fizerem um pouco acaba contribuindo para gente ter mais água para passar por este período”, pontuou.

Investimentos

A Águas de Alta Floresta vem promovendo investimentos, tanto no setor de captação, tratamento, distribuição e de armazenamento de água.

Neste mês de Setembro a empresa inaugurou o novo Reservatório Apoiado (RAP) da companhia. Construído na sede da concessionária, com capacidade de armazenar um milhão de litros de água potável, a estrutura irá impactar positivamente o abastecimento de cerca de 51 mil pessoas, aumentando a capacidade de reservação de água tratada em 32%.

Outros investimentos foram realizados em adutoras, estações elevatórias de bombeamento. No bairro Cidade Alta a empresa trabalha na ampliação de um reservatório para atender a região.

Conforme Christopher Alves, na captação de água para tratamento também houveram melhorias, com a substituição das bombas, reforma da captação em automação. “Instalamos equipamentos que evitam a oscilação do sistema de bombeamento, melhorando a questão hidráulica e evitando que haja rompimento. Também foram instalados geradores de energia, tudo isso para garantir uma maior regularidade e qualidade no fornecimento”, disse.

A empresa conta hoje com cerca de 19 mil ligações de fornecimento de água tratada atendendo imóveis residenciais e comerciais na cidade de Alta Floresta.

 Fonte: Redação Notícia Exata

@matogrossoaovivo

#aguasaltafloresta #MatoGrosso #AltaFloresta #saneamentobásico #racionamentodeágua #desabastecimentohídrico 

Sair da versão mobile