fbpx
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novas cepas de peste suína na China apontam para vacinas não licenciadas

(Last Updated On: 22 de janeiro de 2021)

Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe acima, via Facebook e WhatsApp

PEQUIM (Reuters) – Uma nova forma de peste suína africana identificada em fazendas de suínos na China é provavelmente causada por vacinas ilícitas, dizem fontes da indústria, um novo golpe para o maior produtor de carne suína do mundo, ainda se recuperando de uma devastadora epidemia do vírus.
Duas novas cepas de peste suína africana infectaram mais de 1.000 porcas em várias fazendas de propriedade da New Hope Liuhe, o quarto maior produtor da China, bem como porcos sendo engordados para a empresa por fazendeiros contratados, disse Yan Zhichun, diretor de ciências da empresa .
Embora as cepas, que não têm um ou dois genes principais presentes no vírus da peste suína africana, não matem os porcos como a doença que devastou as fazendas da China em 2018 e 2019, elas causam uma doença crônica que reduz o número de leitões saudáveis nascido, Yan disse à Reuters. Na New Hope, e em muitos grandes produtores, os porcos infectados são sacrificados para prevenir a propagação, tornando a doença efetivamente fatal.
Embora as infecções conhecidas sejam limitadas agora, se as cepas se espalharem amplamente, elas podem reduzir a produção de carne suína no maior consumidor e produtor mundial; há dois anos, a peste suína acabou com metade do rebanho de 400 milhões de porcos da China. Os preços da carne suína ainda estão em níveis recordes e a China está sob pressão para fortalecer a segurança alimentar em meio à pandemia de COVID-19.
“Não sei de onde eles vêm, mas encontramos algumas infecções de campo leves causadas por algum tipo de vírus com exclusão de gene”, disse Yan.
Wayne Johnson, um veterinário de Pequim, disse que diagnosticou uma forma crônica, ou menos letal, da doença em porcos no ano passado. O vírus carecia de certos componentes genéticos, conhecidos como genes MGF360. A New Hope encontrou cepas do vírus sem os genes MGF360 e CD2v, disse Yan.
A pesquisa mostrou que a exclusão de alguns genes MGF360 da peste suína africana cria imunidade. Mas o vírus modificado não foi desenvolvido em uma vacina porque tendia a sofrer mutação de volta a um estado prejudicial.
“Você pode sequenciar essas coisas, essas exclusões duplas, e se for exatamente igual ao descrito no laboratório, é muita coincidência, porque você nunca obteria essa exclusão exata”, disse Lucilla Steinaa, cientista-chefe da International Livestock Instituto de Pesquisa (ILRI) em Nairobi.
Não existe uma vacina aprovada para a peste suína africana, que não é prejudicial aos seres humanos. Mas muitos agricultores chineses que lutam para proteger seus porcos recorreram a produtos não aprovados, disseram especialistas da indústria. Eles temem que as vacinas ilícitas tenham criado infecções acidentais, que agora estão se espalhando.
As novas cepas podem proliferar globalmente por meio de carne contaminada, infectando porcos que são alimentados com restos de cozinha. O vírus sobrevive por meses em alguns produtos suínos.
O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China não respondeu a dois pedidos de comentários.
Mas emitiu pelo menos três advertências contra o uso de vacinas não autorizadas contra a peste suína africana, alertando que elas podem ter efeitos colaterais graves e que produtores e usuários podem ser acusados ​​de um crime.
Em agosto, o ministério disse que testaria porcos para diferentes cepas do vírus, como parte de uma investigação nacional sobre o uso ilegal de vacinas.
Qualquer cepa com deleção de genes pode indicar que uma vacina foi usada, disse. Nenhuma descoberta foi publicada até agora sobre o assunto, que é altamente sensível para Pequim. Os relatórios dos recentes surtos de peste suína africana foram amplamente encobertos. Para obter um link para o relatório, clique aqui
LINHAS FEITAS PELO HOMEM
Após décadas de pesquisa para a produção de uma vacina contra o enorme e complexo vírus da peste suína, pesquisadores em todo o mundo estão se concentrando em vacinas de vírus vivo – o único tipo que se mostrou promissor.
Mas essas vacinas apresentam riscos maiores porque, mesmo depois que o vírus é enfraquecido para não causar doenças graves, às vezes pode recuperar sua virulência.
Uma dessas vacinas, usada na Espanha na década de 1960, causou uma doença crônica com articulações inchadas, lesões na pele e problemas respiratórios em porcos que complicaram os esforços para erradicar a peste suína africana nas três décadas seguintes. Desde então, nenhuma nação aprovou uma vacina para a doença.
Uma vacina com os genes MGF360 e CD2v deletados está sendo testada pelo Harbin Veterinary Research Institute da China depois de se mostrar promissora.
Yan disse acreditar que as pessoas replicaram as sequências de cepas de vírus em estudo, que foram publicadas na literatura científica, e que porcos injetados com vacinas ilícitas baseadas nelas podem estar infectando outras pessoas.
“É definitivamente feito pelo homem; esta não é uma tensão natural ”, disse ele.
Nem Johnson nem Yan sequenciaram totalmente as novas cepas de peste suína. Pequim controla rigorosamente quem tem permissão para trabalhar com o vírus, que só pode ser tratado em laboratórios com designações de alta biossegurança.
Mas várias empresas privadas desenvolveram kits de teste que podem verificar genes específicos.
A GM Biotech, com sede na província de Hunan, na China, disse em um post online na semana passada que desenvolveu um teste que identifica se o patógeno é uma cepa virulenta, uma cepa atenuada com um único gene ou uma cepa atenuada com um gene duplo.
O teste ajuda os produtores de suínos porque as novas cepas são “muito difíceis de detectar no início

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

O post Novas cepas de peste suína na China apontam para vacinas não licenciadas apareceu primeiro em Gazeta Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo atualizadas a cada minuto..

FONTES: AGÊNCIA BRASIL/GAZETA BRASIL

___________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 22 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook