Ícone do site MatoGrossoAoVivo

Embrapa inaugura Umipi para desenvolvimento rural em MT

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará a inauguração de uma nova unidade estratégica neste sábado (21) em Nossa Senhora do Livramento, localizada na região da Baixada Cuiabana, Mato Grosso. A iniciativa tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento rural e a segurança alimentar das comunidades no estado.

Detalhes da Nova Unidade

Denominada Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), a nova estrutura será instalada em uma área pertencente à União, que historicamente funcionou como a estação experimental de piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A cerimônia de lançamento prevê a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

A atuação da Embrapa na Baixada Cuiabana será focada em pesquisa e transferência de tecnologia. O trabalho visa enfrentar as características desafiadoras da região para a agropecuária, incluindo condições específicas do solo, a baixa altitude e as altas temperaturas registradas ao longo do ano.

Foco em Desenvolvimento e Segurança Alimentar

As atividades da Umipi se concentrarão em áreas como fruticultura, mandiocultura, piscicultura e horticultura. Além disso, a unidade irá promover sistemas produtivos agroflorestais e a integração lavoura-pecuária-floresta. Laurimar Vendrusculo, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, explicou que a unidade será fundamental para auxiliar uma população que representa 30% do Mato Grosso, especialmente as comunidades quilombolas e indígenas que habitam a Baixada Cuiabana. A meta é ver um aumento na produção local de hortifrutigranjeiros e piscicultura, garantindo maior segurança alimentar.

“A Baixada Cuiabana abarca cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito baixo. Estimular as Pancs [Plantas Alimentícias Não Convencionais] e hortas comunitárias é o nosso objetivo no sentido de capacitar nossos produtores e fortalecer as cooperativas”, declarou Vendrusculo.

Modelo de Cooperação e Parcerias Estratégicas

A Umipi adota um modelo de operação baseado na cooperação entre instituições, permitindo o compartilhamento de infraestrutura, recursos humanos e financeiros. Esse formato visa otimizar as ações de pesquisa e inovação.

Para consolidar essa abordagem colaborativa, já foram firmados protocolos de intenções com diversas entidades importantes. Entre os parceiros que atuarão no novo espaço estão a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT).

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo

Sair da versão mobile