Site icon MatoGrossoAoVivo

Torne-se um doador: Evento ‘Rodando Pela Vida’ será realizado neste domingo 24

(Last Updated On: 22 de junho de 2018)

Bruno Felipe / Da Reportagem

A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Alta Floresta realiza no próximo domingo 24, o evento “Rodando pela Vida” em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e ao “Junho Vermelho”. A ação conta com a parceria do Moto Clube Roda Presa, Moto Clube Insanos e Clube de Jipeiros de Alta Floresta. “É uma ajuda, ajudar a arrecadar sangue; nosso grupo nós temos um suporte social e vamos estar ajudando no quer for preciso”, disse Miro Araújo, integrante do Moto Clube Insanos-Divisão AF, em entrevista ao Jornal O Diário.

A programação começa às 07:00h na Praça do Avião com passeata pelo centro da cidade. A organização também convida as pessoas que queiram fazer o percurso de bicicleta. Após a passeata, o evento segue na praça com doação de sangue, atrações musicais, praça de alimentação, verificação de pressão arterial e teste de glicemia com alunos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

O objetivo da ação é divulgar o trabalho da unidade de coleta e transfusão e mobilizar a população quanto à importância de ser doador voluntário de sangue. Além da oportunidade de tornar-se doador durante o evento do dia 24 de junho, o voluntário pode procurar a UCT no Hospital Regional de Alta Floresta que fica localizado na Avenida Ariosto da Riva, centro da cidade.

A doação é um ato simples, mas o voluntário deve se adequar a alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente) e se apresentar em um dos postos de coleta.

Em entrevista ao Jornal O Diário, a enfermeira responsável pela UCT de Alta Floresta, Thais Tavares, disse que é necessário ao doador estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção; ter entre 18 e 69 anos de idade; menores entre 16 e 17 anos de idade, também podem doar, mas somente com autorização do responsável legal e pesar mais de 55 quilos. Além disso, Thais ressaltou que usuários de Cannabis se faz necessário ficar apenas 12 horas em abstinência da erva para que a doação possa ser realizada. Já em casos de drogas lícitas como álcool e cigarro é necessário ao indivíduo ficar 24 horas sem usa-las. Ela frisou que usuários de drogas ilícitas injetáveis ficam inaptos pelo resto da vida. (Com Informações SES-MT)



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Torne-se um doador: Evento ‘Rodando Pela Vida’ será realizado neste domingo 24
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile