Site icon MatoGrossoAoVivo

Deputados aprovam projeto para acabar com uso de narguilé em Mato Grosso

(Last Updated On: 22 de junho de 2021)

O objetivo é convencer os jovens a não usar o narguilé.

O Projeto de Lei – PL que institui a campanha estadual de conscientização contra o HPV, associada ao uso de narguilé, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), foi aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, na última Quarta-feira (16).

A PL, que visa difundir o alerta para os riscos de transmissão de doenças, dentre elas o câncer de boca e garganta, segue agora para a sanção do governador Mauro Mendes (DEM) que tem 60 dias para decidir se regulamenta.

Barranco defende que “o consumo exacerbado pelos jovens tem aumentado durante os anos, tornando uma moda nas festinhas promovidas por eles e em rodas de amigos”.

O parlamentar observa, ainda, que as campanhas de orientação e conscientização em todo estado são necessárias divulgar os malefícios ocasionados pelo uso do narguilé e a falsa ideia da sua nocividade.

O caso da cuiabana Lívia Monteiro, de 19 anos, que contraiu fungos no pulmão após usar narguilé e, na semana passada, enfrentou uma cirurgia de alto risco para remover o lobo inteiro do pulmão foi citado como exemplo pelo petista.

O deputado lembra também que estudos o associam ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença da gengiva (periodontal) e bebês com baixo peso ao nascer (para gestantes que fumam), além de aumentar os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado.

Sair da versão mobile