fbpx
ANIMAIS & PETS ATUALIDADES E VARIEDADES FAKE NEWS INTERNET REDES SOCIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incríveis fotos de animais são realmente verdadeiras ou falsas?

(Last Updated On: 22 de dezembro de 2019)

Em nossas recentes publicações mostramos a realidade envolvendo algumas fotos de animais e da natureza. Tais fotos foram publicadas em páginas brasileiras no Facebook com um número expressivo de seguidores. E, em todos os casos aqui mostrados, as fotos foram tiradas do seus contextos originais. O mais recente caso envolveu uma página chamada “Universo Fantástico”, que havia divulgado a foto de um “bebê ornitorrinco”, mas, na verdade, tratava-se tão somente de um boneco.

Ao acessarmos essa página notamos uma série de outras fotos que nos chamaram muito a atenção. Assim sendo, resolvemos trazer ao conhecimento de vocês apenas quatro dessas fotos, que foram publicadas há menos de uma semana — as mais antigas dessa relação foram publicadas em 17 de dezembro de 2019. Um detalhe interessante é que nenhuma das publicações que vimos consta qualquer tipo de fonte, minimamente confiável, que pudesse dar algum tipo de credibilidade as mesmas.

Confira abaixo essas fotos e as respectivas descrições adicionadas pela página:

Foto de uma suposta espécie rara coruja azul.

Foto de um suposto cervo tirada no momento certo, na Austrália.

Suposta foto de uma baleia azul passando por baixo de uma canoa.

Suposta foto de um pavão rosa.

Entretanto, será que todas essas fotos são verdadeiras ou será alguma delas é falsa? Será que teremos o mesmo desfecho das publicações anteriores? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Todas as fotos aqui apresentadas foram manipuladas digitalmente e não refletem, de maneira natural, aquilo que foi descrito!

A seguir, como de praxe, iremos mostrar a verdade por trás de cada uma dessas fotos para vocês!

A Foto da Coruja Azul

Vamos começar pela foto da coruja! Ela foi publicada no dia 19 de dezembro de 2019, pela página “Universo Fantástico”, que alegou se tratar de uma espécie rara de coruja azul (1 | 2)!

Entretanto, não há nenhuma dúvida que ela foi colorida digitalmente a partir da fotografia tirada pelo fotógrafo canadense Earl Reinink, por volta de 2009! Trata-se de um registro comum de uma coruja-serra-afiada (saw-whet). Aliás, Earl foi muito elogiado, quando publicou sua foto no Flickr para a apreciação popular, por assim dizer.

Fotografia tirada pelo fotógrafo canadense Earl Reinink, por volta de 2009.

Confiram o comparativo abaixo e notem como se trata exatamente da mesma foto (a colorida artificialmente também sofreu uma ampliação):

Comparativo entre a imagem original (à esquerda) e a manipulada digitalmente (à direita).

Portanto, a foto publicada pela página “Universo Fantástico” foi manipulada digitalmente. Não estamos dizendo que a página foi a responsável por essa manipulação, visto que a imagem adulterada circula há tempos na internet. Contudo, uma vez que a página tem a premissa de levar conhecimento ao seu público e se autoenquadrou na categoria de “site de ciências”, fica claro que a mesma não verificou a veracidade da foto antes de publicá-la. Isso porque uma simples busca reversa por imagens evitaria tal situação.

A Foto do “Cervo no Momento Certo”

Descrita como a “foto tirada de um cervo no momento certo na Austrália”, o registro foi publicado no dia 19 de dezembro de 2019, na página “Universo Fantástico” (1 | 2). Muitos usuários ficaram absolutamente encantados com o registro, mas o que eles não sabiam é que a foto é falsa! Trata-se tão somente de uma composição de três imagens diferentes!

Essa imagem foi originalmente publicada por Diego Hernandez, estudante mexicano de arte digital, em 15 de fevereiro de 2018, em sua conta no Instagram! Na descrição, Diego não disse explicitamente que se tratava de uma criação artística, mas era possível notar isso pelas hashtags utilizadas por ele, pela descrição de seu perfil, e por todos os seus outros trabalhos.

Cerca de dez dias depois, Diego republicou essa imagem em sua segunda conta no Instagram, onde ele alegou que se tratava de uma edição! Novamente, era possível notar que a foto não era autêntica em razão dos outros trabalhos divulgados em sua conta.

As Fotos Utilizadas na Composição

Embora Diego não tenha mencionado quais fotos utilizou em sua criação artística, uma página francesa chamada “Fake Investigation”, no Facebook, foi atrás e destrinchou todos os detalhes dessa imagem. A investigação completa foi publicada no dia 13 de agosto de 2019!

 

https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v5.0

Tiens, ça fait longtemps que je n'ai rien posté par ici. Mais je vois que vous êtes toujours là 😁🦌 Ces derniers mois,…

Posted by FAKE Investigation on Tuesday, August 13, 2019

Detalhando as Fotos Utilizadas na Composição

A foto de fundo pertence ao fotógrafo alemão Roland Epple e foi tirada no município de Oberstaufen, na Alemanha. Ele publicou essa foto em 29 de setembro de 2017, no “Unsplash” (um site dedicado ao compartilhamento de fotografias licenciadas).

De qualquer forma, usuários do “Reddit” já tinham feito essa descoberta em agosto de 2018!

Foto pertencente ao fotógrafo alemão Roland Epple, que foi tirada no município de Oberstaufen, na Alemanha.

A foto da região montanhosa, em primeiro plano, pertence ao fotógrafo Ashwin Vaswani e retrata uma formação rochosa chamada de “Vasquez Rocks”, localizada ao norte do Condado de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O registro de Ashwin foi publicado no dia 26 de abril de 2016, também no site “Unsplash”.

Foto pertencente ao fotógrafo Ashwin Vaswani, que retrata uma formação rochosa chamada de “Vasquez Rocks”.

Já a foto do cervo pertence a um(a) usuário(a) chamado(a) “NJFoto”, aparentemente de nacionalidade húngara. Ela foi publicada no site Dreamstime, que por sua vez é basicamente um banco de imagens.

Não foi mencionado quando ou onde a foto foi tirada, mas acreditamos que tenha sido em algum lugar da Hungria.

A foto do cervo pertence a um(a) usuário(a) chamado(a) “NJFoto”, aparentemente de nacionalidade húngara.

A Foto da Baleia Azul

A foto descrita como “Baleia Azul”, publicada no dia 17 de dezembro de 2019, na página “Universo Fantástico”, não passa de uma montagem feita no Photoshop! (1 | 2).

Essa foto circula desde agosto de 2017 na internet e, talvez, vocês não tenham percebido, mas naquela foto há uma marca d'água no canto inferior esquerdo. Na absoluta maioria dos casos, essa marca d'água aparece encoberta ou com uma baixíssima resolução. O motivo? Esconder o responsável pela foto, visto que, se estivesse mais perceptível, qualquer um seria capaz de ler “d_fordesign“, que por sua vez remete a uma conta no Instagram pertencente ao fotógrafo e designer gráfico Dimitris Glouftsis.

Assim sendo, facilmente as pessoas encontrariam essa foto publicada, em sua conta, no dia 3 de julho de 2017.

Na descrição, Dimitris apenas colocou uma frase dizendo “the blue whale project” (“projeto baleia azul”, em português) e encheu a publicação de hashtags referente a drones, ou seja, dando a impressão para muitas pessoas que poderia ser um registro real obtido a partir de um drone. Houve alguns comentários de usuários questionando se a imagem era mesmo verdadeira ou não, mas sem nenhuma resposta de Dimitris.

Melhor Admitir que Passar Vergonha…

Entretanto, o próprio Dimitris acabou admitindo que se tratava de manipulação digital (via Photoshop) num dos comentários:

O próprio Dimitris acabou admitindo que se tratava de manipulação digital (via Photoshop) num dos comentários.

Na verdade, Dimitris sequer utilizou uma única foto tirada por ele para compor essa imagem. Isso porque a foto da canoa com duas pessoas a bordo, por exemplo, pertence ao fotógrafo alemão Jens Herrndorff!

A foto foi tirada na cidade do Porto, em Portugal, e foi publicada por ele no site “Unsplash” no dia 7 de novembro de 2016.

A foto da canoa com duas pessoas a bordo, por exemplo, pertence ao fotógrafo alemão Jens Herrndorff.

A Entrevista para o Site da Revista Grega “Lifo”

Em entrevista para o site da revista grega “Lifo”, em setembro de 2016, Dimitris revelou que a maioria de suas imagens foram criadas com a ajuda do “Photoshop” e do programa “Lightroom”:

A principal ferramenta que uso para criar minhas fotos é, obviamente, o iMac e o Photoshop. Através de vários tutoriais na internet, livros e artigos sobre fotografia, mas também muita prática, comecei a descobrir novas formas e técnicas de processar e melhorar a qualidade da minha imagem ao longo dos anos. Também comecei a usar o Lightroom para melhorar o sombreamento das minhas fotos

Em entrevista para o site da revista grega “Lifo”, em setembro de 2016, Dimitris revelou que a maioria de suas imagens foram criadas com a ajuda do “Photoshop” e do programa “Lightroom”.

Outras Criações de Dimitris Glouftsis

Posteriormente, Dimitris ainda publicou outras imagens manipuladas digitalmente bem parecida com essa, mas nenhuma ficou tão famosa quanto a que acabamos de destrinchar para vocês.

Diga-se de passagem, antes que nos esqueçamos, o site norte-americano de verificação de fatos “Snopes” já havia revelado a verdade sobre essa foto em agosto de 2017. Portanto, não há nenhuma justificativa plausível para que páginas ou sites que abordem a ciência, de um modo geral, continuem propagando essa mentira.

Foto do Pavão Rosa

Outro exemplo disso é o “pavão rosa” que também foi divulgado pela página “Universo Fantástico”, no dia 17 de dezembro de 2019! Contudo, a foto foi colorida digitalmente (1 | 2).

Na verdade, trata-se de um pavão branco, que por sua vez é parcialmente albino (1 | 2 | 3). A foto original foi tirada pela fotógrafa sérvia Katarina Stefanović, no dia 31 de maio de 2007! Infelizmente, no entanto, ela não forneceu mais detalhes sobre a foto.

A foto original foi tirada pela fotógrafa sérvia Katarina Stefanović, no dia 31 de maio de 2007.

Confira o comparativo abaixo e notem que se trata da mesma foto:

Comparativo mostrando a edição (à esquerda) e a foto original (à direita).

Enfim! É importante destacar, que um site chamado “Mundo Ecologia” publicou um texto no ano passado dizendo que, ao que tudo indica, não existe pavão cor de rosa.

Conclusão

Falso! Todas as fotos aqui apresentadas foram manipuladas digitalmente e não refletem, de maneira natural, aquilo que foi descrito! Infelizmente, essa aparenta ser uma prática recorrente da página “Universo Fantástico”, no Facebook. Existem outras fotos, principalmente de animais, onde há uma forte suspeita de manipulação digital, que vem sendo habitualmente divulgadas como se fossem verdadeiras. Não estamos dizendo que todas as fotos publicadas pela página são falsas, mas é inegável a existência de um número expressivo de imagens falsas sendo disseminadas, conforme apontado neste artigo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a página compartilha uma imagem falsa. Um exemplo disso foi nosso artigo anterior sobre o “bebê ornitorrinco”, que na verdade não passava de um boneco. Outro ponto importante a ser destacado é que não temos tempo para nos dedicarmos exclusivamente a analisar cada foto publicada por essa página, logo tenham muita cautela e pesquisem antes de compartilhar qualquer material proveniente dela. Persistindo a dúvida, não compartilhem! Simples assim.

Para finalizar, a página “Universo Fantástico” apresenta-se como sendo de responsabilidade do “Grupo HU Viagens e Turismo S.A.”, mais conhecido como “HURB” (Hotel Urbano), cujo principal produto é a venda de diárias em hotéis, e que se descreve como a agência de viagem online líder do Brasil.

O post Incríveis fotos de animais são realmente verdadeiras ou falsas? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K

Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 59 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook