Site icon MatoGrossoAoVivo

Alexandre de Moraes anula 3ª eleição de Botelho a presidência da Assembleia de Mato Grosso

(Last Updated On: 23 de fevereiro de 2021)

Após ficar sabendo sobre a anulação da votação da votação que elegeu a nova mesa diretora, o deputado Eduardo Botelho gravou um vídeo afirmando que recorrerá ao Supremo e acatará as novas eleições.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes suspendeu, nesta segunda-feira (22), a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que reconduziu o deputado Eduardo Botelho (DEM) à presidência da Casa de Leis.

Em sua determinação, o ministro apontou que seu parecer se deu no sentido de autorizar apenas uma recondução consecutiva à chefia do Parlamento, o que desqualifica o deputado a ocupar a presidência, uma vez que já está em seu terceiro mandato consecutivo à frente da Casa de Leis.

“Determino, ainda, a realização subsequente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, biênio 2021/2022, vedada a posse de parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos. Comunique-se”, aponta trecho da decisão.

Procurado pela reportagem, o deputado estadual apontou que não tomou conhecimento da decisão. Contudo, assegurou que realizará um novo pleito.

“Não estou sabendo dessa decisão. Suspendeu? Então vamos fazer outra eleição”, disse Botelho.

Diante da decisão, a ALMT será comunicada sobre a determinação e terá o prazo de 48 horas para realização de uma nova eleição. Após esse período, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União serão acionados para se manifestarem em até 5 dias.

VEJA O VÍDEO COM AS DECLARAÇÕES DE EDUARDO BOTELHO:

Sair da versão mobile