Site icon MatoGrossoAoVivo

Mato Grosso é responsável por 29% do desmatamento

(Last Updated On: 23 de junho de 2018)

Boletim do Instituto Imazon referente ao mês de maio deste ano mostra que Mato Grosso foi responsável por 29% do desmatamento, na Amazônia Legal. Em maio passado, uma área de 183 quilômetros quadrados (km2) localizada na região foi derrubada no Estado. Em todo a Amazônia, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) detectou 634 quilômetros quadrados de derrubada de floresta no mesmo período.

A maior área foi registrada no Pará (48%), onde 307km2 foram destruídos. Segundo o boletim, a fração de desflorestamento entre 1 e 10 hectares foi de 1% do total detectado (3 quilômetros quadrados). Considerando somente os alertas a partir de 10 hectares, houve aumento de 73% em relação a maio de 2017, quando o desmatamento somou 365 quilômetros quadrados. O Imazon é uma associação sem fins lucrativos e qualificada pelo Ministério da Justiça do Brasil como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Em maio de 2018, além de Mato Grosso e do Pará, o desmatamento ocorreu no Amazonas (15%), Rondônia (7%) e no Acre (1%). Do Estado, três municípios aparecem no ranking dos 10 considerados críticos, sendo eles, Colniza, que ocupa a 3ª colocação, Aripuanã, em 7º, e Apiacás, no 9º lugar. Os dois primeiros são Altamira (PA) e Novo Progresso (PA).

Já as florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 130 quilômetros quadrados no mesmo mês deste ano. Em maio de 2017, a degradação florestal detectada foi de apenas 1 quilômetro quadrado. Além disso, no último período analisado deste ano, a degradação foi detectada somente no Pará.

O boletim mostra ainda que, no geral, a maioria (56%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em unidades de conservação (30%), assentamentos de reforma agrária (13%) e terras indígenas (1%). Entre as unidades protegidas, aparece a reserva extrativista Guariba-Roosevelt (Resex), localizada entre os municípios de Aripuanã e Colniza, no noroeste de Mato Grosso. Por lá, o desmatamento atingiu 8km2.

Há uma semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Força Nacional iniciaram uma operação conjunta para coibir o desmatamento ilegal da Amazônia.

“Essa parceria com o Ibama em Mato Grosso não ocorria há cinco anos. Queremos estancar o desmatamento no estado. É um aviso aos desmatadores. Mato Grosso não compactua com a ilegalidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, André Baby, na ocasião do lançamento dos trabalhos.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Mato Grosso é responsável por 29% do desmatamento
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile