Site icon MatoGrossoAoVivo

Secretaria de Saúde orienta população sobre o momento ideal de trocar máscaras de pano

(Last Updated On: 23 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Com informações SES

 

Em mais uma ação de conscientização sobre o combate ao novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou recentemente informações sobre como proceder quando ocorre o desgaste das máscaras de proteção.

Conforme a SES, o uso diário dessa proteção de pano pode acabar desgastando o item a ponto de ele perder sua função de proteger. Desta forma, o descarte e/ou a substituição são fundamentais para ajudar no controle da transmissão doença.

Em Mato Grosso, o uso de máscaras se tornou obrigatório desde o dia 22 de abril de 2020, como forma de combate ao novo coronavírus. Em entrevista recente para a imprensa, o médico auditor do Mato Grosso Saúde, Dr. Joaquim Spadoni, orienta que o momento ideal para a troca das máscaras é quando o equipamento apresentar qualquer tipo de defeito, seja o tecido que ficou fino e desgastado, sejam as alças que perderam a sua função elástica, ou se apresentarem furos ou outros danos, elas precisam ser trocadas.

Já a melhor forma de realizar o descarte da máscara, segundo o médico, é, primeiramente, higienizá-las corretamente, colocá-las em um saco plástico e então realizar o descarte no lixo comum. “O ato da limpeza da máscara antes do descarte é importante para evitar a transmissão do Covid-19 aos trabalhadores de coleta de lixo, catadores e até mesmo dos que trabalham nos lixões”, reforça.

O médico informa ainda que em relação ao melhor material, é preferível o uso de tecidos 100% algodão e em três camadas, como também recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e evitar materiais sintéticos. Já sobre as máscaras de Tecido Não Tecido, popularmente conhecida como ‘TNT’, a orientação da Anvisa é que elas não sejam lavadas e reutilizadas.  Além disso, as máscaras devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas ou a cada quatro horas. Isso garantirá uma boa filtragem do ar.

Lembrando que a confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. O Ministério da Saúde do Brasil lançou recentemente uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor. Pelo site https://www.saude.gov.br/ o Ministério da Saúde explica o passo a passo de como confeccionar sua própria máscara de proteção.

Sair da versão mobile