Site icon MatoGrossoAoVivo

“fala para elas procurar cuidar da vida delas e não cuidar das vidas dos outros”, disse atual padre de Carlinda ao ser indagado sobre a substituição do antigo pároco

(Last Updated On: 24 de fevereiro de 2020)

Após reportagem do O Diário, padre acusado de assédio é afastado em Carlinda

Bruno Felipe / Da Reportagem

A reportagem do Jornal O Diário divulgou na semana passada, em primeira mão, o caso de um Padre que atuava na Paróquia de Carlinda, que está sendo acusado de assédio sexual. Ele foi flagrado pelas câmeras de segurança do circuito interno da paróquia, batendo nas nádegas de uma funcionária. A primeira reportagem do O Diário foi publicada na edição 5.261, do dia 18, terça-feira. Desde a produção da primeira matéria, a nossa reportagem tem tentado, sem sucesso, contato com as lideranças religiosas da Igreja Católica, tanto em Carlinda, como na sede da Diocese, Sinop (Mitra Diocesana).

Porém nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, conseguimos o primeiro contanto com a paróquia de Carlinda e fomos atendidos pelo Padre Ramiro, entretanto, a conversa foi bastante hostil por parte do religioso, que acusou a imprensa de ser sensacionalista. “A imprensa está sendo sensacionalista”, afirmou. Questionado sobre a substituição do Padre na paróquia de Carlinda, Padre Ramiro aumentou o tom, “se as pessoas ligarem aí você fala para elas procurar cuidar da vida delas e não cuidar das vidas dos outros”. Em seguida ele “bateu” o telefone.

Ainda na sexta-feira, a reportagem do O Diário conseguiu contato com a Mitra Diocesana de Sinop, que afirmou tratar o caso como “suposta irregularidade de comportamento”. A Mitra emitiu uma nota pública, através de seu site. Após receber a denúncia de membros do Conselho Administrativo Paroquial da Paróquia de Carlinda, o Bispo Diocesano de Sinop, Dom Canísio Klaus, de imediato manifestou indignação e reprovação de tal comportamento do padre encaminhando os procedimentos de convocar imediatamente os assessores jurídico e canônico e após serem ouvidos, foi emitido o Decreto de Afastamento imediato do padre envolvido no caso e sua saída imediata da Paróquia.

Além disso, houve a nomeação imediata de uma Comissão para conduzir o Procedimento Administrativo instaurado na Mitra Diocesana. O Conselho da Paróquia foi comunicado da decisão do Decreto de Afastamento e no dia seguinte, na primeira hora, o Diocesano fez uma visita à Paróquia para a execução do Decreto ao Padre que está sendo acusado.  A nota, assinada pelo Bispo Diocesano, diz ainda “nomeei, de imediato, o Diácono Permanente da Paróquia para assumir a coordenação e direção das atividades espirituais e pastorais. Providenciei também outros padres para presidirem as missas, até a posse do novo pároco. Indiquei o Ecônomo Diocesano para acompanhar e orientar o Conselho administrativo e secretaria na condução administrativa financeira da Paróquia”. A nota finaliza dizendo que, ao padre, oi oferecida acolhida e disposição dos encaminhamentos necessários do fato.

Relembre o caso – Um vídeo publicado em um canal facebook, mostra um padre da cidade de Carlinda passando a mão nas nádegas de uma funcionária do escritório paroquial. Pelas imagens é possível ver que a mulher fica incomodada, ao mesmo tempo que transparece ao religioso, estar meio alterado, como se estivesse esbravejando. O vídeo não tem áudio em nenhum momento.

O mais curioso de tudo é que o vídeo em questão, teria sido filmado por ordens do próprio padre que estaria “desconfiado” de desvios feitos por alguns funcionários. Esta afirmação foi publicada nos comentários da divulgação e confirmada por uma pessoa, in box, com a reportagem do O Diário. A polícia Civil iniciou investigações e as duas funcionarias, supostamente vitimas do assédio, já foram ouvidas pelas autoridades policiais.




___________________________________________


AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS





Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile