Site icon MatoGrossoAoVivo

Conselho de Saúde recebe doação de máscaras com adaptadores para pacientes em estado grave

(Last Updated On: 24 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

COVID-19:

Em uma pandemia o que deve se sobressair é a solidariedade, pensando nisso, o Conselho Municipal de Saúde, através dos esforços de seus membros André de Brito e Emilia, recebeu nesta semana quatro máscaras com adaptador para serem usadas em casos graves e/ou moderados de pacientes com problemas respiratórios, principalmente decorrentes do novo coronavírus.

O aparelho, não invasivo, evita a intubação e o possível uso de medicamentos que podem estar em falta no mercado como alguns relaxantes e sedativos potentes. Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo, o fisioterapeuta e conselheiro de saúde André de Brito, afirmou que a doação dos equipamentos só foi possível graças à parceria entre o Conselho de Saúde e Doutora Ângela, do município de Cuiabá.

Ele explicou que as máscaras doadas são de mergulho e os adaptadores serão acoplados nestas máscaras junto a um aparelho chamado de Ventilação Não Invasiva (VNI), um aparelho que irá ajudar muito o paciente, principalmente os que chegam no Hospital em estado grave e com falta de ar, neste caso os fisioterapeutas podem estar utilizando esse VNI no paciente para aliviar os sintomas de falta de ar “melhorando a oxigenação, melhorando a saturação e evitando que esse paciente vá para o tubo”, disse André.

Uma das etapas do tratamento da Covid-19 em situações mais graves é a intubação, um processo onde é colocado um tubo pela garganta do paciente para que ele possa ser conectado a um respirador. O método é considerado por muitos médicos como “sofrido” e também perigoso aos profissionais, ainda mais lidando com doenças contagiosas. Há a dispersão de uma quantidade maior de aerossóis, que são partículas pequenas contaminadas com o vírus havendo maior risco de contaminar os profissionais próximos, assim como o local onde está o paciente.  “É uma máscara que está sendo bem aceita para não estar contaminando, ela fixa bem na face e não contamina os outros profissionais e outras pessoas que estiverem do lado desse paciente com Covid”, afirmou André.

Lembrando que através de uma parceria com o Hospital de Sorriso, o Conselho de Saúde tentará trazer outras máscaras, bem como a aquisição de equipamentos ‘BIPAP’, que são usados para apneia do sono e custam um decimo do preço do respirador, dando mais alternativas de tratamento aos profissionais.

 

Sair da versão mobile