Site icon MatoGrossoAoVivo

Tragédia em Brumadinho | Barragem se rompe e atinge casas, alojamento e refeitório, número de vítimas pode ser enorme

(Last Updated On: 25 de janeiro de 2019)

Uma barragem de rejeitos da empresa mineradora Vale rompeu na tarde desta sexta-feira (25) na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Mulher e homem cobertos de lama são resgatados por helicóptero usado pelo Corpo de Bombeiros em Brumadinho (MG) após rompimento de barragem da Vale – Imagem: Reprodução/TV Record

A Defesa Civil de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes ao local. Emissoras de TV mostraram imóveis e veículos atingidos pelos rejeitos e o resgate de moradores.

Duas vítimas até agora foram encaminhadas para o hospital estadual João XXIII, na capital mineira – o estado delas é estável.

Em nota, o Ibama informou que a Barragem VI no Córrego do Feijão tem um volume de 1 milhão de m³ de rejeito de mineração – no desastre de Mariana, o volume da barragem era de 50 milhões de m³.

As principais preocupações no momento, de acordo com o órgão federal, são o resgate de vítimas e a proteção de pontos de captação de água.

O governo de Minas Gerais disse em nota que uma força-tarefa do estado está no local do rompimento e que designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.

Situado no município, o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo, também está sendo esvaziado.

Em nota, a Vale confirmou o rompimento e disse que acionou um plano de atendimento à emergência.

“As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Já há confirmação de feridos nos local”.

VEJA AS PRIMEIRAS IMAGENS GRAVADAS POR FUNCIONÁRIOS DA VALE:

Três anos e meio após Mariana

O caso acontece três anos e dois meses após o rompimento de uma barragem da Mineradora Samarco em um distrito de Mariana, também em Minas Gerais.

A Vale é uma das controladoras da Samarco.

Dezenove pessoas morreram na ocasião e milhares perderam as casas em função do vazamento de 40 bilhões de litros de lama.

– Veja a íntegra da nota da empresa.

Nota da Vale

“A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG).

As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas.”

 

Sair da versão mobile