fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ALTA FLORESTA SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Única Farmácia Básica de Alta Floresta sofre com escassez de medicamentos em plena pandemia do novo coronavírus

(Last Updated On: 25 de junho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Além da atenção redobrada para se proteger do novo coronavírus, a população de Alta Floresta enfrenta mais uma grande preocupação: a falta de medicamentos na Farmácia Básica do município.

A situação se torna preocupante já que a escassez ocorre há vários meses. Conforme já divulgado pela reportagem do Jornal O Diário, no dia 21 de novembro de 2019 a Prefeitura Municipal chegou a publicar o pregão de número 00002233/2019, no valor de R$ 2.306.764,12 para a compra de medicamentos, o pregão deveria ter finalizado em 31 de janeiro de 2020, porém, até hoje o processo ainda não foi concluído. Para não deixar a população desassistida, neste ano, o Ministério Público do Trabalho (MPT) destinou um recurso de cerca de R$130 Mil para atender alguns municípios do estado de Mato Grosso e Alta Floresta foi incluída, o dinheiro foi utilizado para a compra de alguns medicamentos.

Nesta semana, a vereadora Elisa Gomes tornou a falar sobre a situação durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal. Segundo ela, no dia 31 de março foi realizada uma nova licitação para a aquisição dos medicamentos; na última segunda-feira (22), a vereadora esteve na Farmácia Básica e a farmacêutica responsável disse que novamente a licitação deu problema, pois frustrou-se mais de 50% dos itens. A vereadora explicou que isso ocorreu por conta da demora no processo licitatório, pois no momento de adquirir os itens, muitos já estavam com o valor elevado e não é possível inseri-los no processo licitatório.

Em reunião com a farmacêutica, a vereadora soube que a servidora estava fechando a ata dos itens que havia dado certo na licitação e a informação é que não há previsão de quando os medicamentos serão adquiridos, devido a burocracia. “Nós estamos há quase um ano lutando e cobrando essa bendita licitação porque a gente não tem a maioria dos medicamentos; é muito moroso e difícil, isso não pode acontecer porque quem está padecendo é a população que vai lá e não tem medicamento”, disse Elisa, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

A vereadora frisou que recebe diversas cobranças todos os dias por parte da população e um dos pensamentos que mais preocupam os moradores é que estamos enfrentando uma pandemia e mesmo assim, existe falta de medicamentos simples na única farmácia básica do município. Vale ressaltar que os poucos medicamentos que estão hoje lá são oriundos de recurso do ministério público do trabalho. A reportagem do Jornal O Diário entrou em contato com o Secretário de Saúde Marcelo Costa para maiores esclarecimentos, mas até o fechamento desta edição ele não respondeu à nossas indagações.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 373 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook