Site icon MatoGrossoAoVivo

Neri segue campanha após cassação do mandato: “Não tenho nenhum motivo para recuar”

(Last Updated On: 25 de agosto de 2022)

Geller respondia por abuso de poder econômico, referente às eleições de 2018, quando foi eleito ao Congresso.

Após o Tribunal Superior Eleitoral – TSE cassar por unanimidade, o mandato do deputado federal Neri Geller (PP) por abuso de poder econômico na eleição de 2018, a assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele segue normalmente com a campanha ao Senado.

O deputado reuniu nesta Quarta-feira (24/8), com sua equipe jurídica para definir os próximos passos. E concede entrevista coletiva também hoje, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. 

Geller respondia por abuso de poder econômico, referente às eleições de 2018, quando foi eleito ao Congresso Nacional. Com a decisão, Neri está inelegível por oito anos e assume em seu lugar a servidora pública e ex-superitendente do Procon-MT, Gisela Simona (União Brasil) que, nestas eleições, volta a disputar vaga na Câmara Federal.

Na decisão do ministro Campbell, ele entendeu a ocorrência do abuso de poder econômico, em movimentações financeiras na campanha de Neri, em 2018, apontando a prática de abuso de poder econômico por meio de doações realizadas de forma abusiva como pessoa física e por meio do CNPJ da sua campanha. Gastos que triangulados e analisados em conjunto, vê-se a extrapolação do teto de gastos.

A decisão do Tribunal Eleitoral atendeu a recurso do Ministério Público que acusava Neri Geller de abuso do poder econômico nas eleições de 2018 por meio de um esquema de ‘triangulação monetária’ com seu filho, Marcelo Geller.

A doação de R$ 1,3 milhão teria extrapolado o valor permitido para doação, que é 10% de seus rendimentos brutos.  O montante ajudou a eleger os deputados Faissal Calil (Cidadania), Ondanir Bortolini (Nininho) (PSD), Wilson Santos (PSD) e Elizeu Nascimento (PL).

Por meio de sua assessoria, o deputado disse que a decisão do TSE é ‘injusta’ e de que o jurídico continuará trabalhando pelos meios cabíveis ao caso.

Conforme apurado pela reportagem, Neri vai se reunir no horário de almoço com sua equipe jurídica para definir o que será feito e quais recursos serão impetrados e no período da tarde vai se reunir com a Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB), além de demais partidos aliados e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O local e horário do encontro ainda não foram definidos. 

FONTE: O BOM DA NOTÍCIA

Sair da versão mobile