Site icon MatoGrossoAoVivo

Câmara de Alta Floresta prepara votação para aumento de vagas de 13 para 15 vereadores nas eleições de 2020

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Está prevista para antes do término do ano a votação que irá elevar o número de vagas do Poder Legislativo do município antes do recesso de fim de ano.

Já há consenso entre os vereadores de que o aumento é inevitável.

Conforme noticiado aqui no site MatoGrossoAoVivo, devido ao aumento populacional do município, a lei federal prevê que haja o aumento no número de vagas dos representantes do Poder Legislativo nos municípios.

Segundo fontes, nossa redação apurou que há a intenção, por parte da mesa diretora da Câmara Municipal de Alta Floresta, de apresentar o projeto que garanta o aumento no número de cadeiras no parlamento mirim, já que restam apenas três sessões antes do término do ano legislativo, sendo que a última sessão está prevista para o dia 15 de Dezembro (Data fixa do calendário legislativo), mas, que pode ser estendida conforme decisão da mesa diretora).

Há quem diga que talvez a votação aconteça na sessão de amanhã mesmo, Terça (26/11), já que a matéria é tema pacificado entre os vereadores que concordam que deve ser mantido entendimento da legislação federal, conforme texto da Emenda Constitucional nº 58, de 23 de Setembro de 2009.

A última contagem do número de moradores de Alta Floresta se deu em 2010, quando na época o Censo avaliou que havia cerca de 49.164 habitantes, mas, de lá pra cá, segundo informações do IBGE, esse número aumentou para 51.782 moradores.

Com o aumento no número de vagas, sobe a expectativa dos concorrentes nas próximas Eleições de 2020, bem como a fatia na disputados partidos que pretendem fazer ampla maioria na Câmara Municipal, como é o caso do MDB, que estima-se que conseguirá aumentar com suas alianças políticas entre partidos, de 4 para 5 ou até mesmo 6 vereadores na legenda emedebista, dependendo do número de votos dos candidatos.

Caso não seja votada esse ano ainda, a Câmara tem total autonomia, independente de aprovação na Assembléia Legislativa que também tem um projeto tramitando, para votar o aumento, mas, para valer para as próxima eleições teria que ser aprovado 30 dias antes das convenções partidárias no ano que vem.

LEIA TAMBÉM:

Sair da versão mobile