Site icon MatoGrossoAoVivo

Bombeiros alertam navegantes sobre baixo nível de rios no Acre

(Last Updated On: 26 de junho de 2018)

O baixo nível dos rios no Acre fez o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado recomendarem mais atenção para aos navegantes e tripulantes de barcos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação é mais preocupante no Rio Juruá, que nesta segunda-feira (25) chegou ao nível de 4,79 metros, 3 metros abaixo do considerado ideal para a navegação. No Rio Acre, que banha a capital do estado, Rio Branco, o nível está em 2,78 metros, quando o ideal seriam 6 metros.

De acordo com major bombeiro Cláudio Falcão, a situação em todos os rios do Acre tende a piorar porque o inverno amazônico está apenas começando. “O nível do Rio Juruá pode ficar abaixo de 3 metros nos próximos três meses, que são meses críticos: julho, agosto e setembro. Pode piorar, sim. Não temos previsão de chuvas significativas que possam alterar o nível do rio.”

Falcão pede atenção redobrada dos navegantes do Rio Juruá, especialmente no período noturno, quando os bancos de areia não estão visíveis. O tráfego no Juruá é mais intenso do que no Rio Acre, o que justifica uma maior preocupação das autoridades fluviais. “É preciso que os navegantes tenham bastante cuidado, conheçam bem a região para que não venham causar acidentes, usem material de segurança, como coletes salva-vidas em suas embarcações, para um eventual perigo.”

O Rio Juruá nasce no Peru; e, no Brasil, banha os estados do Acre e do Amazonas. No Acre, é fundamental para a navegação entre municípios como Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Até o momento, o tráfego fluvial entre essas localidades não foi interrompido; mas a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem o monitoramento e não descartam essa possibilidade pelo menos até o mês de outubro.

Edição: Nádia Franco



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Bombeiros alertam navegantes sobre baixo nível de rios no Acre
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile