Site icon MatoGrossoAoVivo

Operação Trypes | PF cumpre mandatos de prisão por comércio ilegal de ouro em Alta Floresta e mais três cidades

(Last Updated On: 26 de setembro de 2019)

Recentemente, também foram apreendidos em uma pista clandestina em Alta Floresta um avião com quase 5 milhões de reais que segundo o suspeito preso junto om a aeronave seriam para compra de ouro na região, até hoje não se sabe se foi comprovada a origem do dinheiro.

As investigações deram início com a apreensão de 6,5 kilos de ouro em Aripuanã.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Trype, para investigar irregularidades na extração de ouro em garimpos de Mato Grosso.

Há informações de  prisões em Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta.

A Operação Trypes* tem ligação com o ouro que foi localizado em um avião em Aripuanã em junho. Nessa ação, dois homens foram presos com 6,5 quilos de ouro avaliados em R$ 7 milhões, que seriam transportados para fora do estado. Os policiais cumprem os mandados durante a manhã.

[metaslider id=35913]

ATUALIZAÇÃO:

Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão, dois mandados de suspensão de atividade econômica, dois mandados de bloqueio de contas e seis mandados de prisão preventiva nos municípios mato-grossenses de Aripuanã, Alta Floresta, Juína, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

As investigações apontam que a comercialização ocorria por meio de um articulado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo emissão de documentos falsos e uso de contas bancárias abertas para esta específica finalidade criminosa.

Os presos depois de passarem por exame de corpo e delito serão encaminhados para as cadeias públicas da cidade ou região em que residem.

As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª. Vara da Justiça Federal de Mato Grosso e o inquérito corre em segredo de justiça.

(*O nome da operação deriva da palavra grega “trypes” que significa “buracos”. Esta é uma alusão à situação em que ficou a região após a ação dos criminosos).

Maiores informações ao longo do dia.

LEIA TAMBÉM:

 

Sair da versão mobile