Site icon MatoGrossoAoVivo

Romoaldo Junior deixa de ser deputado por 3 dias, titular da vaga reassume para votar projetos próprios

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

O deputado titular, Alan Kardec deve retornar a sua vaga ainda esta semana, e Romoaldo Junior volta a vida comum por 3 dias, sem mais regalias parlamentares que lhe garantem uma certa reserva no meio jurídico.

Conclusão do julgamento de Romoaldo está marcada para próxima Quinta (28_11)

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Allan Kardec (PDT), vai reforçar a base do governo do Estado na Assembleia Legislativa e apresentar emendas impositivas a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. A exoneração do deputado estadual licenciado foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26). Ele deve retornar ao cargo até na sexta-feira (29).

Quando saiu da casa, ele cedeu lugar para o suplente de deputado, Romoaldo Junior (MDB) que deve sair para dar lugar ao titular.

“Me apresento hoje na Assembleia Legislativa, para fazer indicações às minhas emendas de 2020 e apresentar algumas proposições importantes, de indicações e projetos de lei”, afirmou Kardec.

Ele disse que vai trabalhar na Assembleia apenas nesta terça, quarta e quinta já retorna ao cargo de secretário. A saída já estava combinada com o governador Mauro Mendes. Na AL, além de apresentar emendas e projetos, o parlamentar terá como missão ajudar a limpar a pauta de vetos do governo, que após trinta dias sem votação, tranca a pauta do Parlamento.

O parlamentar também deve aproveitar a saída do cargo para alinhar politicamente com o seu partido após a saída de um dos seus líderes e então presidente, o ex-deputado Zeca Viana que migrou para o Podemos. A saída dele do cargo já vinha sendo cogitada há alguns meses. De acordo com o parlamentar, o combinado foi de ele gerir a Cultura por um ano.

A ideia de Kardec é  contemplar com emendas e indicações para serviços os municípios que integram a “Baixada Cuiabana” nas áreas de cultura, educação e esporte. Sobre a exoneração, foi definido com o governador que ele volta ao cargo de secretário no fim de semana.

Ex-vereador por Cuiabá e deputado de segundo mandato reeleito com 18,6 mil votos em 2018, Allan Kardec assumiu a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte, Lazer e Cultura em fevereiro deste ano. Enquanto isso, sua cadeira é ocupada pelo suplente Romoaldo Júnior que buscou a reeleição, mas não obteve votos suficientes para conquistar um mandato.

Coincidentemente, que está marcada para a próxima Quinta feira (28_11), a finalização dos votos dos desembargadores sobre o processo contra Romoaldo Junior e membros de sua equipe, de quando foi prefeito de Alta Floresta, por negociar e doar terreno público sem o devido processo administrativo legal.

Se for condenado pela maioria dos votos do Pleno do Tribuna de Justiça, Romoaldo Junior terá como pena, dois anos e três meses de prisão, além da perda de funções pública por 5 anos, acumulando assim sua terceira condenação no ano de 2019.

Sair da versão mobile