A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu mandado de prisão temporária contra uma mulher suspeita de envolvimento no homicídio do idoso Rafael de Siqueira Faria, de 78 anos, ocorrido em 22 de setembro de 2023, no bairro Tancredo Neves, em Cuiabá. A ação foi realizada na segunda-feira (24.11) por equipes da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
De acordo com as investigações, o principal executor do crime seria o sobrinho-neto da vítima, companheiro da mulher detida. Ele teve a prisão decretada pela Justiça, mas permanece foragido. A dupla, segundo a Polícia Civil, pretendia subtrair cerca de R$ 5 mil que o idoso guardava em casa para comprar um lote.
Como ocorreu o crime
Na noite do assassinato, Rafael Faria foi encontrado amarrado pelos pés, mãos e pescoço, preso a uma cadeira de madeira, apresentando claros sinais de violência. Laudo pericial apontou morte por asfixia mecânica, caracterizada por estrangulamento.
O veículo da vítima foi localizado na garagem, mas seu telefone celular e alguns documentos haviam desaparecido. As informações reforçaram a hipótese de latrocínio, inicialmente considerada pelos investigadores.
Indícios contra os suspeitos
Testemunhas relataram que, poucos dias após o crime, o sobrinho-neto – que possui histórico de agressões – foi visto exibindo quantias significativas de dinheiro, embora estivesse desempregado. Ele também teria afirmado pertencer a uma facção criminosa. Elementos reunidos pela DHPP indicam que a companheira participou diretamente do planejamento e execução do homicídio.
Diante das evidências, o delegado Edison Pick solicitou a prisão temporária de ambos. A ordem judicial contra a mulher foi cumprida nesta semana; ela foi encaminhada para unidade prisional e está à disposição da Justiça. As diligências continuam para localizar e prender o segundo investigado.
Informações que possam ajudar na captura do foragido podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 197, da Polícia Civil.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Governo MT
