fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

AÇÕES DO BEM ESTILO DE VIDA MULHER & FAMÍLIA SAÚDE & BEM ESTAR ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ingerir menos calorias faz células melhorarem, diz pesquisa da USP

(Last Updated On: 27 de fevereiro de 2019)

Foto: Pixabay

Uma dieta restrita de calorias é o segredo para melhorar o funcionamento das células e consequentemente, proteger contra algumas doenças.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo, USP, estão empenhados em mostrar como refeições menos calóricas tem este efeito protetor.

“Buscamos olhar como alterações na dieta afetam o metabolismo e como isso acaba alterando a chance de ter doenças associadas à idade,” contou a professora Alicia Kowaltowski.

Um dos experimentos, feitos com camundongos, mostrou como uma dieta menos calórica pode proteger o cérebro da morte de neurônios associada a doenças como Alzheimer, Parkinson, epilepsia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

Pesquisa

Os animais foram divididos em dois grupos.

Os pesquisadores calcularam quantas calorias em média um dos grupos que comeu à vontade consumia e ofereceram 40% a menos para o outro. Depois de 14 semanas, foi injetada nos camundongos dos dois grupos uma substância conhecida por causar convulsões, dano e morte de células neuronais.

Enquanto os animais do grupo que comeu à vontade tiveram convulsões, os que tiveram as calorias restritas ficaram bem.

Para investigar o que estava acontecendo, a equipe isolou as organelas do cérebro dos animais, também divididos em dois grupos: os que comeram à vontade e os submetidos à restrição.

Mitocôndria

Quando adicionavam cálcio no meio, os pesquisadores observaram que a captação era maior nas mitocôndrias do grupo que ingeriu menos calorias. A mitocôndria é a organela responsável pela produção de energia na célula.

No caso dos ratos submetidos à dieta com restrição calórica, ela teve aumentada a capacidade de captar cálcio em situações em que o nível do mineral estava patologicamente elevado.

No pâncreas, a restrição calórica mostrou-se capaz de melhorar a resposta celular diante do aumento na taxa de glicose no sangue.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que o fenômeno estaria relacionado com as mitocôndrias, já que a secreção de insulina depende da disponibilidade de ATP (adenosina trifosfato), molécula que armazena energia na célula.

Quando mediram o consumo de oxigênio pelos dois grupos de células, notaram que ele era maior nas células que receberam soro dos animais submetidos à restrição calórica.

Como a respiração é responsável pela liberação de insulina durante a alta de glicose, era um sinal de que as células geram mais ATP nessa condição.

Outros experimentos mostraram ainda que as mitocôndrias das células tratadas com soro dos animais submetidos à restrição calórica trocavam mais material entre si, o que as torna mais eficientes.

Prevenção de doenças

A professora Alicia ressaltou que entender o funcionamento do metabolismo é fundamental para prevenir e curar doenças metabólicas como a obesidade. É sabido que ser obeso é um dos piores fatores prognósticos quando se trata de um envelhecimento saudável.

“Pessoas obesas são muito mais propensas a várias doenças relacionadas à idade. Isso vai desde doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, passando por doenças proliferativas, como câncer, e as doenças metabólicas propriamente ditas, como diabetes tipo 2, hiperlipidemias, infarto, acidente vascular cerebral (AVC). Tudo isso tem maior incidência em pessoas obesas,” disse a pesquisadora.

Ao prevenir a obesidade, previne-se essas doenças. No entanto, a epidemia mundial não diminui mesmo com os constantes alertas sobre a necessidade de alimentação balanceada e da prática de atividade física.

“Por isso, se procurarmos entender os mecanismos em que a obesidade aumenta essas doenças, teremos outras ferramentas para combatê-las e preveni-las,” disse Alicia.

Com informações do Diário da Saúde

 ___________________________________________

0 111.4K

___________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 29 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook