Site icon MatoGrossoAoVivo

Amazônia 1: Bolsonaro celebra lançamento do 1° satélite ‘100% brasileiro’ 

(Last Updated On: 1 de março de 2021)

O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Ciência e Tecnologia no YouTube.

O presidente Jair Bolsonaro comemorou no Twitter neste Domingo (27), o lançamento do primeiro satélite ‘100% brasileiro’, Amazônia 1, às 23:50.

“O  cada vez mais investindo em ciência e a tecnologia”, escreveu o chefe do executivo nacional em rede social.

O lançamento é parte da Missão Amazônia que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, tem por objetivo monitorar áreas desmatadas, agrícolas, além de desastres ambientais.

O Amazônia 1 tem quatro metros de comprimento e no espaço vai ficar a uma altitude 752 quilômetros. Em órbita, ele vai tirar fotos em alta resolução de todo o território nacional e terá órbita com rota entre os polos norte e sul.

O satélite Amazônia 1, foi lançado pela Agência Espacial Indiana, em Sriharikota, às 23h50, no horário de Brasília

Em apenas 17 minutos após o lançamento, o satélite Amazonia 1 alcançou o destino a 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra.

O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia, e marcou dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite – conhecimento dominado por apenas vinte países no mundo – e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos.


 

 “Amazônia-1, o primeiro satélite 100% brasileiro. Servirá para monitorar nossa Amazônia. O  Brasil cada vez mais investindo em ciência e tecnologia”, disse o presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter. Participarão da transmissão especialistas do ministério, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Agência Espacial Brasileira.

 

The YouTube ID of 3AdHg1vYKa4?feature=oembed is invalid.
 

FONTES: AGÊNCIA BRASIL / GAZETA BRASIL

___________________________________________

Sair da versão mobile