Site icon MatoGrossoAoVivo

Nininho tem reeleição comprometida por reportagem sobre corrupção no Fantástico

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

O programa Fantástico, do último domingo (26), mostrou a situação da rodovia MT-130, que está concedida à iniciativa privada, desde 2011, que teve participação do deputado Nininho, segundo delação de Silval Barbosa.

O trecho de 112 km é administrado pela concessionária Morro da Mesa S/A, ligada ao deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

A reportagem ressaltou que o trecho é de via simples, com asfalto remendado em diversos locais, tendo duas praças para cobrança de pedágio. De acordo com o Fantástico, o Ministério Público Estadual (MPE) já emitiu uma recomendação indicando que a concessão neste trecho da MT-130 sequer deveria existir.

A concessão à Morro da Mesa está entre as confissões do ex-governador Silval Barbosa feitas em acordo de colaboração premiada fechado com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Silval afirma ter recebido R$ 7 milhões de Nininho para liberar a concessão do trecho. O deputado afirma que nunca ocupou qualquer cargo na concessionária e nega o pagamento de valores a Silval.

A Morro da Mesa respondeu, por meio de nota, que “jamais teve participação em qualquer tipo de irregularidades” e ressaltou que já investiu, desde 2011, mais de R$ 240 milhões em recuperação”, manutenção e sinalização. O Governo do Estado tem em andamento um processo para anular a concessão do trecho.

ASSISTA O TRECHO DA REPORTAGEM DO FANTÁSTICO: CLIQUE AQUI

 

Rota do Oeste

O Fantástico também mostrou a situação da BR-163 em Mato Grosso, por onde é escoada boa parte da produção agrícola do Estado. A reportagem mostra um trecho da rodovia concedida com pista simples e acostamento estreito.

“Mas o que chama a atenção aqui é a qualidade do asfalto. Olha isso, está se desmanchando. E é assim em vários pontos da pista”, diz o repórter.

O trecho é concedido, desde 2014, à Rota do Oeste, empresa do grupo Odebrecht.

Dos 850 km de estrada, a empresa duplicou 117 km desde que assumiu a concessão e tem até 2019 para duplicar um total de 450 km. A Rota do Oeste já recebeu 46 multas por não cumprimento do contrato.

A empresa diz que cumpre as regras do contrato, como manutenção das vias, com excessão das grandes obras de ampliação da BR-163.

FONTE: REPÓRTERMT

Sair da versão mobile