Ícone do site MatoGrossoAoVivo

Asfalto novo transforma acesso ao Coxipó do Ouro e impulsiona desenvolvimento em Cuiabá

Asfalto novo transforma acesso ao Coxipó do Ouro e impulsiona desenvolvimento em Cuiabá

Moradores do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebraram no último sábado (23) a entrega oficial de quase 15 quilômetros de asfalto novo nas rodovias MT-030 e MT-402. A obra, que conecta a região da Grande Morada da Serra ao histórico distrito do Coxipó do Ouro, passando pela emblemática Ponte de Ferro, marca o fim de décadas de desafios enfrentados pela população, como poeira, buracos e dificuldades de deslocamento.

Investimento e Abrangência da Obra

O projeto representou um investimento total de R$ 27 milhões e abrangeu dois trechos cruciais para a mobilidade local. Foram pavimentados 4,6 quilômetros da MT-030, no segmento que liga o bairro Dr. Fábio à Ponte de Ferro, e mais 10,3 quilômetros da MT-402, estendendo-se da Ponte de Ferro até o distrito do Coxipó do Ouro. Essas intervenções são resultado de uma articulação política iniciada em 2021.

Articulação Política e Futuras Melhorias

As melhorias foram impulsionadas por uma Indicação parlamentar (nº 7992/21) e pela atuação do deputado estadual Eduardo Botelho (União) junto ao Governo de Mato Grosso. A partir das propostas de Botelho, o Governo do Estado desenvolveu os projetos executivos, conduziu o processo licitatório e deu início às obras. Além da pavimentação já concluída, está prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Coxipó, com 60 metros de extensão, que promete fortalecer ainda mais a integração e a mobilidade das comunidades da região.

Impacto Direto na Vida dos Moradores

Durante a cerimônia de entrega, a emoção tomou conta dos moradores, que relataram as transformações já percebidas no cotidiano. Entre os benefícios mais citados estão a significativa redução no tempo de deslocamento, o aumento da segurança no trânsito, a melhoria no transporte escolar, a valorização imobiliária da região e o fortalecimento do potencial turístico local. A ausência de poeira e a diminuição dos custos com manutenção de veículos também foram pontos de destaque.

Testemunhos da Comunidade

Augusto Jorge, de 71 anos, expressou sua gratidão: “Antes era um caos. Só buraco. Depois que o asfalto veio, ficou muito bom para os moradores e para todos aqueles que transitam e trabalham na Estrada do Ouro. Melhorou demais. Hoje a população chega mais rápido em casa e no trabalho. Os moradores precisavam desse asfalto, principalmente para quem vai sentido Ponte de Ferro. Só tenho que agradecer. Muito obrigado deputado Botelho.”

Thiago Pedroso, de 45 anos, presidente da Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR-Cba) e morador da região desde o nascimento, relembrou a história de sua família e a importância da obra. “Eu tenho uma história muito forte com essa estrada. Meu avô, seu Benedito Pedroso, conhecido como seu Neném, foi uma das primeiras pessoas a passar por aqui de caminhão, lá na década de 1950. Naquela época não existia estrada. Era só passagem de cavalo e a pé. Esse asfalto é um sonho antigo de todos os moradores daqui do Coxipó do Ouro”, afirmou. Ele acrescentou que “as próximas gerações talvez nem saibam como era difícil passar aqui. Hoje a gente tem acesso, desenvolvimento e esperança pra região.”

Almindo Reis de Oliveira, conhecido como Nezinho, presidente da Comunidade Rural Raizama, destacou os impactos imediatos na qualidade de vida. “A sensação hoje é de realização. Esse asfalto era um sonho muito antigo de toda essa região aqui do Coxipó do Ouro, Arraial dos Freitas e Ponte de Ferro. Hoje não tem mais poeira. O ônibus escolar passa com tranquilidade. Melhorou muito o dia a dia das pessoas”, disse. Ele também ressaltou a economia de tempo: “Antes a gente gastava mais de meia hora pra chegar aqui. Hoje em menos de quinze minutos a gente faz esse percurso. Até a manutenção dos carros melhorou muito. Isso aqui traz desenvolvimento, turismo e qualidade de vida pra nossa região.”

Eliane da Silva, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Rio dos Médicos (PCCM), resumiu o sentimento de alívio: “Sofriamos muito com buraco e poeira. Agora é diferente. Hoje a gente vive o asfalto. É uma maravilha pra todos os moradores daqui da região. Agora acabou a poeira. Agora é só asfalto. Agora a casa fica limpinha.” Ela também celebrou a continuidade das obras em direção à Ponte de Ferro.

Dignidade e Desenvolvimento para a Região

O deputado Eduardo Botelho enfatizou que a pavimentação vai além da infraestrutura, representando um avanço em dignidade para uma das áreas mais tradicionais de Cuiabá. “O Coxipó do Ouro faz parte da história de Cuiabá. Essa obra representa dignidade, desenvolvimento e respeito às famílias que vivem aqui. É uma conquista construída junto com a comunidade e o governo do estado”, declarou o parlamentar.

A nova pavimentação está transformando a qualidade de vida das famílias que residem e transitam diariamente pela região, oferecendo maior segurança para moradores, trabalhadores e estudantes. A expectativa é que o projeto também impulsione o potencial turístico da área, conhecida por seus balneários, espaços de lazer e belezas naturais que atraem visitantes nos fins de semana, consolidando o Coxipó do Ouro como um polo de desenvolvimento e bem-estar.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de ALMT – MT

Sair da versão mobile