Site icon MatoGrossoAoVivo

Pandemia da Covid-19 é a pior emergência global de saúde, afirmou OMS

(Last Updated On: 28 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Com informações ‘Reuters’ e ‘Agência Brasil’

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, afirmou ontem, segunda-feira dia 27 de julho, que a pandemia do novo coronavírus, que infelizmente já infectou mais de 16 milhões de pessoas em todo o mundo, é facilmente a pior emergência global de saúde já enfrentada.

Somente com a adesão estrita às medidas de saúde como o uso de máscaras e até evitar aglomerações, o mundo será capaz de vencer a pandemia, acrescentou Tedros em entrevista coletiva virtual em Genebra. “Onde essas medidas são seguidas, os casos caem. Onde elas não são, os casos sobem”, disse ele, ao elogiar China, Alemanha e Coreia do Sul por controlarem seus surtos.

O cenário da pandemia do novo coronavírus é semelhante ao que já aconteceu em outros momentos da humanidade, em que doenças se espalharam pelo mundo e causaram estragos. O primeiro vírus causador de pandemia no século 21 foi o H1N1, doença conhecida como gripe suína. O vírus surgido em porcos no México, em 2009, e se espalhou rapidamente pelo mundo, matando 16 mil pessoas. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado em maio daquele ano e, no fim de junho, 627 pessoas estavam infectadas no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

Sair da versão mobile