O senador Wellington Fagundes (PL) reafirmou nesta terça-feira (28) que manterá a pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso apesar das pressões internas no partido. Durante a abertura do Congresso Mundial da Carne, em Cuiabá, o parlamentar declarou ter “gelo nas veias” para enfrentar eventuais obstáculos até a definição oficial das chapas em 2026.
Prazo decisivo em abril
Fagundes lembrou que o cenário eleitoral só ficará claro em 4 de abril de 2026, data-limite para a desincompatibilização de ocupantes de cargos públicos e para a janela de troca partidária. “Até lá vamos seguir na mesma toada, com cautela”, afirmou, citando o exemplo do pai, que saiu a pé da Bahia para Mato Grosso e lhe ensinou a ter paciência.
Rupturas dentro do PL
A tranquilidade pregada pelo senador contrasta com a movimentação de correligionários que cogitam apoiar o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Palácio Paiaguás. A dissidência provocou o senador Jayme Campos (União Brasil) a sugerir que Fagundes deixe o PL, hipótese que poderia redesenhar alianças partidárias no estado. Questionado, o pré-candidato preferiu não antecipar decisões e repetiu que “tudo pode mudar” até o prazo legal.
Lição de 2022
Fagundes disse que a experiência da eleição de 2022 serve de parâmetro para agir com prudência. Naquele pleito, seu nome também foi cogitado para o governo, mas o PL acabou apoiando a reeleição do governador Mauro Mendes (União Brasil). “Na época, o próprio Jayme me dizia que eu precisava ter calma para não atropelar. Vou continuar ouvindo os mais experientes e a juventude, que está sedenta por oportunidades”, declarou.
Agenda presencial
O senador e Pivetta participaram do mesmo evento em Cuiabá, mas evitaram contato direto, evidenciando o clima tenso entre os pré-candidatos. Ainda assim, Fagundes afirmou que manterá a agenda em todo o estado para fortalecer o projeto eleitoral e discutir propostas de governo, sem “precipitações”.
Segundo o parlamentar, a estratégia no momento é dialogar com lideranças municipais, avaliar possíveis coligações e aguardar o posicionamento definitivo dos demais partidos. “Vamos enfrentar as barreiras com serenidade; quem tiver coragem e disposição vai chegar lá”, concluiu.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RDNews
