Site icon MatoGrossoAoVivo

Derrota de Taques ajuda afundar PSDB, que fica sem voz na bancada federal e perderá prefeitos

(Last Updated On: 30 de outubro de 2018)

Mayko Toscano

Governador Pedro Taques, único da história que tentou e não conseguiu se reeleger, ficou na 3ª colocação nas urnas

O PSDB volta a perder quadros e força política tanto no Estado quanto em âmbito nacional. Amargou fragorosamente, entre outras, duas derrotas majoritárias. Seus candidatos Geraldo Alckmin, à Presidência, e Pedro Taques, à reeleição, saíram das urnas muito menores do que entraram. Foram fiasco eleitoral, personagens de um enredo que expõe a rejeição destes e também do PSDB.
O ex-governador de São Paulo ficou em 4º lugar, sendo barrado logo no 1º turno. Em solo mato-grossense, o governador Taques, primeiro da história a perder à reeleição, foi o terceiro colocado. Nem pareceu aquele gigante eleitoral de 2014, que ganhou o Palácio Paiaguás no primeiro turno com 57,25%, com mais de 800 mil votos. Fora do poder e bastante desgastado, a liderança de Taques, a partir de janeiro, caberá numa caixa de fósforos.
A bancada tucana na Assembleia, que já chegou a ter 9 deputados na época do Governo Dante, também diminuiu. No início da campanha deste ano já tinha perdido Baiano Filho, ficando com dois, os reeleitos Guilherme Maluf e Wilson Santos. Dos 24 parlamentares que tomam posse em fevereiro, o tucanato só terá esses dois assentos.
E o PSDB fica sem representatividade na bancada federal de MT, composta por 8 deputados e 3 senadores. O único tucano hoje no bloco, deputado Nilson Leitão, numa disputa em que estavam em jogo duas poltronas de senador, terminou na quinta colocação.
Em 2002, sob Dante no Paiaguás, o tucanato tinha 55 dos 141 prefeitos. Depois, fora do poder regional, sofreu tantas baixas que, em 2012, uma década depois, a legenda tucana só contava com 5 chefes de executivos municipais. Hoje, são 38. Mas a tendência é de, a partir de 2019, com Mauro Mendes (DEM) na cadeira de governador, muitos desses prefeitos tucanos voarem para outras legendas. De novo, o PSDB, que chegou duas vezes ao comando do Estado com dois líderes advindos do PDT, terá de recomeçar da estaca zero. Derrota de Taques ajuda afundar PSDB, que fica sem voz na bancada federal e perderá prefeitos Fiasco nas urnas, Taques ajuda afundar PSDB, que fica sem voz na bancada federal, perderá prefeitos e se salva com 2 na AL

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Derrota de Taques ajuda afundar PSDB, que fica sem voz na bancada federal e perderá prefeitos
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]
[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile